Internacional

Riopretense morando em Roma vai ao velório de papa Francisco e diz que filas duram até seis horas

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior

Publicado em

COMPARTILHE!  

O riopretense Natan Melo, que está morando em Roma, há 10 anos, foi ao velório do papa Francisco nesta quinta-feira, (24/04/2025), na Basílica de São Pedro, e conversou com a Gazeta do Interior. As filas, segundo ele, chegam a durar até seis horas.

Natan é contador em uma empresa na capital italiana e fala que foi liberado do serviço para poder acompanhar o velório do sumo pontífice.

“Aqui na empresa a maioria das pessoas é católica, mas somente eu fui ao velório. Quando eu manifestei o desejo de ir, eles me liberaram e disseram que era para eu ir mais cedo, pois teria muita fila. E, realmente, as filas duram algo em torno de cinco ou seis horas”, explica.



Desde a morte de Francisco, na última segunda-feira, (21), Natan explica que a Itália literalmente parou com a notícia do falecimento, haja visto o tamanho do impacto de sua morte.

“Muitas cidades pequenas colocaram telões com fotos do papa em preto e branco e, em todos os noticiários, o assunto é apenas a morte dele. Por aqui vem gente de todo o canto do mundo, muita gente chorando, trazendo rosas. É algo surpreendente e emocionante”, diz.



Natan disse que conseguiu passar pela frente do corpo de Francisco e é algo muito rápido, porém, ainda dentro da igreja, os visitantes podem ficar ao lado fazendo suas orações, pelo tempo que desejarem.

Este é o segundo velório de papa que o contador acompanha, o primeiro foi do papa emérito Bento XVI, em dezembro de 2022. Ele fala que, agora, além do número de visitantes ser maior, a organização também mudou.

“Apesar das longas filas, a organização está bem melhor, com vários banheiros químicos espalhados pela praça, muitos agentes orientando. É muito triste, mas ao mesmo tempo muito gratificante poder prestar a última homenagem ao papa que foi e continuará sendo tão querido por todo o mundo”, finalizou Natan, que disse que vai também ao túmulo de Francisco, após seu enterro.


(Riopretense, Natan Melo, mora na capital italiana há 10 anos)

Francisco morreu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Hoje é o segundo dia do velório do pontífice, que se encerra nesta sexta (25), às 14h no horário de Brasília.

No primeiro dia da cerimônia, ontem, o fechamento da Basílica de São Pedro teve que ser adiado em razão do grande número de fiéis, que ainda estavam na fila. O fechamento oficial ocorreu por volta das 20h50, no horário de Brasília, quase duas horas depois do previsto.

Durante a tarde de ontem, o Vaticano informou que mais de 20 mil pessoas já haviam passado pela igreja. Na manhã desta quinta (24), um total de 48.600 fiéis visitaram a Basílica para prestar homenagens ao papa, desde o início do velório público, que começou às 6h de quarta, no horário de Brasília.

O funeral de Francisco será no próximo sábado (26), às 5h.