
A Polícia Civil de Urupês (SP) vai investigar um possível crime de maus-tratos após um gato morrer dentro da tubulação de água pluvial de uma residência da cidade. O caso aconteceu na última quinta-feira, (17/04/2025) e revoltou a população.
De acordo com moradores, que enviaram fotos para a Gazeta do Interior, o filhote entrou na tubulação e não saia. Pessoas que passavam pelo local teriam ouvido o animal e tentaram ajudar.
Nesse momento a moradora da residência teria sido alertada sobre a presença do gato no cano. Testemunhas afirmam que, ao invés de parar de jogar água, ela continuou lavando o quintal e disse que o “gato nem era dela”.
Os moradores tentaram retirar o animal do cano usando um gancho, porém, observaram que poderia machucá-lo e então tentaram usar um pano. Após várias tentativas, acionaram equipes da prefeitura, que foram ao local, mas ele acabou morrendo.
A ONG SOS 4 Patas da cidade emitiu uma nota de repúdio sobre o caso.
“Sinceramente, cansa ver tanto descaso com vidas inocentes. Canso testemunhar, dia após dia, o quanto a empatia é ignorada por atitudes como essa. Não se trata apenas de "um gato" ou de "não ser meu". Trata-se de uma vida, de um ser senciente que sentia dor, medo e que merecia respeito. Fazemos aqui um apelo à população: reflitam sobre o valor de toda vida. Não importa se é humana ou animal, se é "seu" ou "do vizinho". Respeito à vida deve ser princípio básico de convivência. Situações como essa não podem mais ser tratadas com normalidade. É preciso empatia, compaixão e, acima de tudo, responsabilidade”.
Um boletim de ocorrência foi registrado como maus-tratos e o caso agora será investigado. A proprietária do imóvel não foi localizada para comentar o assunto.
