

O Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP), inaugurou nesta quinta-feira, (10/04/2025), o núcleo de telessaúde para atendimentos de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretária de Informação e Saúde Digital, do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, participou do evento.
O Núcleo de Saúde digital possui três eixos: local, regional e nacional. A atuação da Funfarme, do HB, em Telessaúde no eixo local ocorre atualmente por meio do Ambulatório Geral e de Especialidades e do Hospital de Base (HB), contando com uma estrutura inicial de recursos humanos, tecnologias e insumos para o desenvolvimento de suas ações. Entre os principais serviços oferecidos, destacam-se: teleconsulta e teleducação.
O intuito do projeto é melhorar a resolubilidade interna, com aumento de 2 mil para 3 mil teleconsultas por mês. Neste primeiro momento serão realizados atendimentos de cardiologia e endocrinologia.
A modalidade de teleconsultas é realizada por 45 equipes médicas e multiprofissional no Ambulatório Geral e de Especialidades e no HB. Tendo em vista o potencial do Ambulatório, que realiza de forma presencial cerca de 480 mil atendimentos anuais, o intuito é aumentar a oferta de teleconsultas, a fim de reduzir filas de atendimento e reduzir deslocamentos de pacientes de forma desnecessária.
No eixo regional, em um primeiro momento, serão atendidos pacientes dos municípios parceiros de Jaci, Uchoa, José Bonifácio e Potirendaba por meio das chamadas Teleinterconsultas, com previsão para expansão para 30 municípios futuramente. No eixo nacional o Ministério da Saúde fará a indicação para atendimento nas especialidades de cardiologia com risco cirúrgico cardiológico, cuidados paliativos e escoliose pediátrica após implantação do projeto.
As teleinterconsultas são voltadas aos profissionais médicos que atuam na Atenção Primária, com objetivo de sanar dúvidas e auxiliá-los na condução de casos clínicos quando necessitam suporte. Com isso, será possível proporcionar uma conduta mais assertiva dos especialistas, além de evitar o deslocamento desnecessário daquele paciente de maior gravidade que necessita deste profissional especialista. Neste eixo de teleinterconsulta a Funfarme dará suporte para cardiologistas e endocrinologistas.
Maria Aparecida Perin, de Potirendaba, foi uma das primeiras pacientes a testar a teleconsulta na cardiologia e fala o quanto o programa trouxe facilidade.
“Ajudou muito porque a gente tinha que vir muito cedo de outra cidade de carro ou com o transporte da saúde, pegar filas, ficar horas fora de casa e com esse programa o atendimento permanece igual, porém, com muito mais conforto, pois podemos fazer do sofá de casa. Só trouxe benefícios, estamos muito felizes”, explicou.
A prefeita de Potirendaba, Gi Franzotti, que também participou do evento, disse que a cidade, mais uma vez, sai na frente com o avanço na área da saúde.
“Estão confiando no nosso trabalho e isso é muito bom para a nossa população, porque melhora a qualidade e acelera o atendimento. E a gente vai trabalhar bonito, vai fazer o melhor que a gente puder para cada vez avançar mais, porque o mundo é daí para frente, né? Parte tecnológica está cada vez avançando mais e vamos em frente, porque é um belo projeto”, disse.
A Secretária do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, falou do protagonismo do Hospital de Base na saúde, motivo que levou a ser um dos 27 núcleos de telessaúde do Brasil. “Este complexo hospitalar, referência para 2 milhões de pessoas, é fundamental para este projeto pela sua grande expertise, pela excelência e pelas diversas especialidades que possui como, por exemplo, a neurocirurgia, o Hospital da Criança e Maternidade, o Lucy Montoro. Com isso, pode oferecer suporte especializado para todo o país. O Hospital de Base pode ser uma das referências nacionais para oferta de atenção especializada", disse.
A Superintendente Assistencial da Funfarme, Maria Regina Jabur, fala da importância dessa iniciativa para a saúde pública. "Nós trabalhamos com o cuidado da saúde, mas também com ensino e pesquisa. É fundamental que ampliemos nossas ações, sempre com base nesses três princípios. O nosso impacto é ser um complexo de excelência, contribuindo para a melhoria da saúde do país. Apesar de sermos fortes na região, entendemos que precisamos contribuir para a melhoria dos serviços de saúde em nível nacional", afirma.
Outro importante serviço que faz parte do Núcleo de Saúde Digital da Funfarme é de teleducação. Nesta etapa serão disponibilizadas aulas virtuais para as cidades parceiras dos eixos regional e nacional, iniciando pela trilha educacional em cardiologia. Os médicos terão acesso aos conteúdos sensíveis à atenção primária de saúde para que possam receber capacitação dos especialistas.
Últimas notícias
