

Após mais de uma década de cobrança da Gazeta do Interior, finalmente o trevo da rodovia Roberto Mário Perosa (SP-379), em Ibirá (SP), finalmente receberá obras de melhoria. O local já foi palco de inúmeros acidentes fatais, com várias mortes.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP), o projeto executivo para as obras de melhorias no dispositivo, localizado entre os quilômetros 10 e 12 da rodovia, foi concluído em outubro de 2024. O custo estimado do serviço é R$ 6,2 milhões.
Atualmente, a Coordenadoria Geral Regional de São José do Rio Preto (SP) do DER está finalizando a documentação técnica para a publicação do edital de licitação. O início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2025.
A rodovia passará também por serviços de conservação e reabilitação da sinalização horizontal em toda a extensão, do quilômetro 0 ao quilômetro 52,1, abrangendo os municípios de Uchoa, Ibirá, Urupês, Irapuã e Sales, com um investimento total de, aproximadamente, R$ 25,4 milhões.
As obras e serviços emergenciais de recuperação do trecho localizado no quilômetro 43,2 da SP-379, no município de Irapuã, estão em fase final, com previsão de conclusão até 17 de abril, segundo o DER.
Acidentes fatais
O pedido de melhorias no trevo da Roberto Mário Perosa, em Ibirá (SP), é uma bandeira da Gazeta do Interior, que já vinha cobrando o DER há vários anos, desde a fundação do jornal, em janeiro de 2012. A rodovia liga Uchoa à Sales e é uma das mais importantes da nossa região.
O trevo de Ibirá dá acesso também à vicinal Abel Pinho Maia, que liga Ibirá à Potirendaba. Dezenas de acidentes fatais já foram registrados no trecho.
Um dos últimos foi em agosto do ano passado, onde um caminhão, carregado com refrigerantes, que vinha de Potirendaba, acabou tombando no local. O condutor, Fabio Adriano da Silva, de 43 anos, que seguia para a capital paulista, ficou preso às ferragens e morreu no local. Equipes do SAMU chegaram a ser acionadas, mas ele já estava sem vida.