Gazeta em Vídeo

Potirendaba

Moradores de Potirendaba (SP) registram tamanduá-bandeira passeando em bairro da cidade

autor: Por Gazeta do Interior - Potirendaba

Publicado em

COMPARTILHE:  

Um tamanduá-bandeira foi registrado por moradores próximo aos bairros Jardins dos Bosques, na noite desta última quinta-feira, (27/03/2025), em Potirendaba (SP).

De acordo com as imagens gravadas, o animal de porte adulto aparece caminhando tranquilamento, enquanto é filmado atravessando a rua. Em seguida ele entra em um terreno baldio e depois segue para uma área de pastagem.

A gravação foi feita por crianças e moradores ganhou repercussão nas redes sociais. o tamanho e a tranquilidade do animal chamaram a atenção.

O tamanduá-bandeira é uma espécie de mamífero encontrado na América Central e na América do Sul.  Ele a maior das quatro espécies de tamanduás e, junto com as preguiças, está incluído na ordem de mamíferos placentários​.


O animal mede entre 1,8 e 2,1 metros de comprimento e pesa até 41 kg. É facilmente reconhecido pelo seu focinho longo e padrão característico de pelagem. Possui longas garras nos dedos das patas anteriores, o que faz com que ande com uma postura que utiliza os nós dos dedos dos membros anteriores para apoiar o peso do corpo​.

O aparelho bucal é adaptado a sua dieta especializada em formigas e cupins, mas em cativeiro ele pode ser alimentado com carne moída, ovos e ração, por exemplo. A longa pelagem o predispõe a ser parasitado por ectoparasitas, como carrapatos.

Ameaças

  • Desmatamento: A perda e a alteração do habitat do tamanduá-bandeira, devido ao desmatamento do Cerrado, é uma das principais ameaças à espécie. 
  • Atropelamentos: O atropelamento em estradas e rodovias é uma das principais causas de morte do tamanduá-bandeira. 
  • Agrotóxicos: A intoxicação por agrotóxicos utilizados em plantações de commodities, como soja e milho, é um risco para o tamanduá-bandeira. 
  • Caça: A caça do tamanduá-bandeira é uma ameaça à espécie. 
  • Queimada: A queimada do habitat do tamanduá-bandeira é uma ameaça à espécie. 
  • Conflitos com cães: Os conflitos com cães são uma ameaça à espécie. 
A recomendação das autoridades é para que as pessoas jamais tentem tocar ou capturar um destes animais. As garras afiadas deles podem provocar graves lesões, incluindo lacerações, hemorragias e até morte.