

Dois alunos do ensino médio da Escola Estadual Gabriel Cozzetto, de Nova Aliança (SP), foram selecionados para participar do programa de intercâmbio “Prontos Pro Mundo”, do governo de São Paulo, que envia estudantes para países de língua inglesa, como Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália.
A estudante, Marcela Ramin Freitas, de 16 anos, embarcou para a cidade de Burgeo, no Canadá, no dia 30 de janeiro, onde deverá ficar até o dia 15 de abril. A mãe dela, Roberta Aparecida Ramin Freitas, explica que outros 15 alunos também embarcaram com ela, acompanhados de um instrutor.
“É uma grande oportunidade para que eles possam adquirir conhecimento fora do país e principalmente aprendam a falar a língua inglesa. Eu infelizmente não teria condições de proporcionar um intercâmbio para minha filha, então é um programa muito importante e especial”, destaca.
Durante o intercâmbio, que tem duração estimada de aproximadamente três meses, os alunos ficam hospedados em casas de família, com objetivo de vivenciar e ampliar conhecimentos sobre a cultura local. Todas as despesas, como transporte aéreo e alimentação são custeados pelo governo de São Paulo.
O Prontos pro Mundo seleciona os estudantes por mérito, a partir das notas, mas também por inclusão, no reconhecimento dos melhores alunos em cada uma das cidades elegíveis no estado. O programa destinou àqueles com melhores notas de cada cidade no Saresp 2023 (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 75 mil vagas para o curso online de inglês, outra etapa para a classificação final dos mil alunos que viajarão a cada ano.
Dos primeiros 500 intercambistas que cursarão o high school no primeiro semestre, 416 municípios elegíveis do estado terão, ao menos, um representante na viagem a um país de língua inglesa. Elegíveis são aqueles estados que tiveram alunos que cumpriram todas as etapas de seleção. As demais vagas foram destinadas à classificação geral.
Marco Aurelio Freitag, de 15 anos, está no 2º ano do ensino médio, também na Escola Gabriel Cozzetto, e fala da expectativa para o programa.
“É a grande oportunidade de a gente aprender falar inglês fluentemente e ter uma experiência curricular. Além disso, pretendo morar fora do país, buscar oportunidades de emprego fora e isso vai facilitar e muito, principalmente no meu caso”, diz.
Além da Marcela, outros 15 alunos da Diretoria Regional de Ensino de José Bonifácio (SP) - Irapuã, Sales, Mendonça, Nova Aliança, José Bonifácio, Monte Aprazível, Nipoã, Jaci, Bálsamo, Tanabi, Mirassol, União Paulista, Planalto, Neves Paulista e Poloni - já estão realizando o intercâmbio fora do país e outros 11 ainda irão.
100% gratuito
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos recebem também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.
No início de dezembro do ano passado, a Educação aplicou a prova para seleção dos 500 alunos que viajarão no segundo semestre para os mesmos países, somando os 1.000 alunos beneficiados pelo programa anualmente.
O investimento do Estado no programa é de R$ 85 milhões e a expectativa é a viagem, até o final de 2026, de 2.000 alunos para o exterior.
Para as viagens de 2026, as etapas de seleção já foram iniciadas com a aplicação do Saresp, para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, no fim de novembro. Os melhores alunos do 9º ano no Saresp serão classificados para um curso de inglês online preparatório para a prova de habilitação do intercâmbio, outra etapa do programa.
Últimas notícias
