![](https://www.gazetainterior.com.br/img/noticias/ff07c184b9a73b772a7a91a812026a1d.jpg)
Uma grande operação da Polícia Civil prendeu três indivíduos suspeitos de integrar uma das maiores facções criminosas do país (PCC), nesta última quinta-feira, (13/02/2025), em Urupês (SP). A ação para combater o tráfico de drogas na cidade contou com 25 policiais de Urupês, Novo Horizonte e também da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), de São José do Rio Preto (SP).
De acordo com a polícia, após investigações, as equipes descobriram cinco pontos de venda de drogas na cidade. Entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, três deles já haviam sido fechados pelas equipes, onde traficantes já haviam sido presos.
Ontem, os policiais conseguiram chegar até o líder do grupo e que era o responsável por abastecer o comércio de drogas na cidade. Através de mandados de prisão temporária, F.B.M., de 50 anos, G.M.S., de 49 anos e D.R.M., de 24 anos, foram presos em três diferentes endereços.
Nos locais foram cumpridos também mandados de busca e apreensão, onde em dois endereços foram encontradas porções de cocaína, diversos materiais para embalar droga e também dinheiro. F.B.M. e o braço direito dele, G.M.S., foram presos ainda em flagrante por tráfico de drogas.
F.B.M., segundo a polícia, era o responsável por vários pontos de venda de drogas na cidade e se apresentava como o "disciplina" da organização criminosa PCC. Através da quebra de sigilo de dados, a polícia conseguiu comprovar que ele era o responsável por impor regras de conduta aos outros comandados, também conhecidos como "soldados" e que seriam os responsáveis pelo comércio de drogas na cidade.
O chefe se apresentava como "Baleia Azul", onde dizia: "aqui é baleia azul...a baleia tá no corre" (SIC), indicando a atividade rotineira no tráfico de drogas. Por causa disso, a operação foi batizada como “O corre da baleia”. Na casa dele os policiais apreenderam ainda um documento manuscrito, similar à um "batismo" na citada facção.
Os três presos foram e encaminhados para a cadeia de Catanduva (SP). Segundo o delegado de Urupês, Sérgio Augusto Ugatti Durão, este já é o 5º ponto de venda de drogas da cidade fechado pela Polícia Civil, em dois meses.
“Ao todo, ao longo dos meses, cinco pessoas foram presas em flagrante nas "biqueiras" da cidade e outras quatro por força de mandados de prisão, além de outros três usuários de drogas autuados por essa condição. A operação contou com a ação de 25 policiais civis, sendo empregadas sete viaturas policiais”, disse.