O painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde mostra um aumento de casos de dengue esta semana no estado de São Paulo. Os casos subiram de 82 mil para 99 mil no estado e as mortes de 14 para 28.
Em todo o país, o total de casos prováveis no país foi de 139 mil para 169 mil casos, com aumento de 21 para 37 mortes em três dias.
Em São José do Rio Preto, os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde ontem, revelam que a cidade já registrou três óbitos pela doença somente em janeiro, e mais 3.765 pessoas estão positivadas dengue.
Já em 2024, Rio Preto alcançou o maior número de casos da história da cidade; foram 37.228 pessoas com a doença.
Os óbitos em investigação no Brasil eram 160 na segunda-feira e foram 200 ontem, dos quais 138 são em São Paulo.
Em coletiva na tarde da última quinta-feira (30), o Ministério da Saúde atribuiu o aumento dos casos à circulação do sorotipo 3 da dengue, em expansão desde julho do ano passado. "Segundo o secretário adjunto da SVSA, essa variante do vírus tem sido determinante no aumento do número de infecções, especialmente em São Paulo e, em menor escala, no Paraná.", explica a pasta, em nota.
Dados estaduais
O monitoramento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde indica 102 mil casos prováveis, com 45 mil já confirmados. A pasta confirma 21 óbitos, dos quais 11 de pessoas com mais de 65 anos.
No estado já são 44 os municípios que decretaram estado de emergência. Na segunda-feira eram 37. O aumento pode refletir maior engajamento das prefeituras, com atuação dos governos federal e estadual, que constituíram centros de vigilância dedicados às ações contra a dengue nos dias 9 e 23 de janeiro, respectivamente.