Uma ação da Polícia Civil de Urupês (SP), prendeu na última terça-feira, (21/01/2025), mais um indivíduo em flagrante por tráfico de drogas, na cidade. Em pouco mais de um mês, este já é o terceiro ponto de venda de drogas desmantelado pela polícia, na cidade.
Segundo os policiais, um mandado de busca e apreensão foi expedido pela justiça após mais de dois meses de investigações. No local as equipes apreenderam porções de maconha e R$ 1.137,00 em dinheiro lucrados com o tráfico.
Segundo o delegado, Sérgio Augusto Ugatti Durão, a operação foi batizada com o nome "A erva é sim proibida", em alusão à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Todavia, o que as pessoas não se atentam, é que aqueles que portam ou praticam outras condutas relacionadas à droga maconha, ainda que em quantidade inferior àquela fixada pela decisão do Supremo, podem sim serem enquadradas junto às penas do tráfico de drogas, desde que outros aspectos venham a ser considerados e demonstrem a atividade típica de traficância”, disse.
O indivíduo, que já tinha cumprido pena por tráfico de drogas e havia sido condenado a 5 anos de prisão, estava em liberdade há pouco mais de um ano. Ele foi preso em flagrante e passou por audiência de custódia, onde teve a prisão em flagrante convertida para prisão preventiva.