Com o aumento assustador no número de casos de dengue em toda nossa região, a Secretaria de Saúde de Urupês (SP) realiza campanha de doação de sangue para reforçar os estoques dos hemonúcleos das cidades vizinhas. Com a ocorrência de formas graves da doença, como a dengue hemorrágica, exige transfusões de plaquetas e outros componentes do sangue para salvar vidas.
Segundo o município, a primeira etapa da campanha aconteceu no último sábado, (11/01), no Centro de Convivência do Idoso da cidade. A iniciativa realizada em conjunto com a Associação de Doadores de Sangue Vida Nova mobilizou 85 doadores e resultou em 80 bolsas de sangue coletadas.
No próximo domingo, (19/01), a campanha continua em Catanduva (SP), com transporte, alimentação e hidratação garantidos pela Prefeitura para os doadores. O ônibus sairá da garagem da Prefeitura de Urupês às 6h e terá como destino o hemonúcleo de Catanduva.
Além das campanhas de doação de sangue, Urupês tem implementado uma série de medidas preventivas contra a dengue, como: a pulverização de larvicidas com drones em calhas e telhados de difícil acesso; a nebulização veicular (fumacê) em todos os bairros da cidade; o reforço nas visitas domiciliares pelos agentes de saúde; a ampliação da capacidade do hospital municipal com novos equipamentos, incluindo analisadores de sangue e urina, que fornecem resultados em menos de um minuto.
Segundo dados da Secretaria do Estado da Saúde, agora em 2025, Urupês não possui nenhum caso confirmado de dengue, porém, apresenta 95 suspeitos. No ano passado foram 473 casos positivos.
Pacientes com dengue podem precisar de plaquetas, principalmente se tiverem sangramento e as plaquetas estiverem muito baixa. A transfusão de plaquetas é recomendada quando o número de plaquetas está muito baixo e há risco de sangramento.
Associação de Doadores de Sangue
A Associação de Doadores de Sangue de Urupês, segundo a Prefeitura, é uma das maiores da região, em proporção à população da cidade. O grupo possui mais de 2,5 mil doadores e mais de 5 mil cadastros de medula óssea.
A cidade, que possui apenas 15 mil habitantes, tem 8 doadores de medula óssea compatíveis. O número é muito alto, principalmente considerando que a taxa média de compatibilidade é de uma para 100 mil pessoas.