Uchoa

Mais oito radares da Washington Luís, entre Mirassol e São Carlos (SP), entrarão em funcionamento

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - Cedral

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Oito radares da rodovia Washington Luís, entre as cidades de Mirassol até São Carlos (SP), entrarão em funcionamento nos próximos dias. No total serão 45 equipamentos em operação no trecho de concessão da EcoNoroeste.
 
Conforme a Gazeta mostrou, dois já foram ativados na última sexta-feira (10/01), em Cedral e Catiguá (SP). Segundo o Diário Oficial do Estado de São Paulo, três novos equipamentos começarão à operar na próxima sexta-feira (17/01). Já na próxima segunda-feira (20/01), outros cinco aparelhos também passarão à fiscalizar.
 
Radares em operação desde 10 de janeiro de 2025
 
Rodovia Washington Luís (SP-310):
 
Quilômetro 394+460m, pista norte, sentido capital- interior, em Catiguá (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 424+270m, pista norte, sentido capital- interior, em Cedral (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Radares em operação a partir de 17 de janeiro de 2025
 
Rodovia Washington Luís (SP-310):
 
Quilômetro 434+600m, pista norte, sentido capital-interior, em São José do Rio Preto (SP).
Velocidade máxima permitida: 90km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 438+160m, pista norte, sentido capital-interior, em São José do Rio Preto (SP).
Velocidade máxima permitida: 90km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 446+000m, pista norte, sentido capital-interior, em Mirassol (SP).
Velocidade máxima permitida: 90km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Radares em operação a partir de 20 de janeiro de 2025
 
Rodovia Washington Luís (SP-310):
 
Quilômetro 240+400m, pista norte, sentido capital-interior, em São Carlos (SP).
Velocidade máxima permitida: 90km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 271+550m, pista norte, sentido capital-interior, em Araraquara (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 319+900m, pista sul, sentido interior-capital, em Matão (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 390+290m, pista norte, sentido capital-interior, em Catanduva (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 426+850m, pista norte, sentido interior-capital, em Cedral (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Além da Washinton Luís, a EcoNoroeste administra a rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326). Por lá entrarão em funcionamento 12 radares nos próximos dias.
 
Radares em operação desde 10 de janeiro de 2025
 
Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326):
 
Quilômetro 343+760m, pista sul, sentido interior-capital, em Jaboticabal (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Radares em operação a partir de 17 de janeiro de 2025
 
Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326):
 
Quilômetro 363+510m, pista norte, sentido capital-interior, em Taquaral (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Radares em operação a partir de 20 de janeiro de 2025
 
Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326):
 
Quilômetro 328+000m, pista norte, sentido capital-interior, em Guariba (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 343+960m, pista norte, sentido capital-interior, em Jaboticabal (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 351+900m, pista norte, sentido capital-interior, em Jaboticabal (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil (SP-333).
Quilômetro 104+540m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Jaboticabal (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 118+240m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Jaboticabal (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 118+800m, pista leste, sentido Borborema-Ribeirão Preto, em Jaboticabal (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 122+650m, pista leste, sentido Borborema-Ribeirão Preto, em Jaboticabal (SP).
Velocidade máxima permitida: 110km/h para veículos leves e 90km/h para pesados.
 
Quilômetro 145+200m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Taquaritinga (SP).
Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
 
Quilômetro 147+800m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Taquaritinga (SP).
Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
 
Quilômetro 150+300m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Taquaritinga (SP).
Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
 
Quilômetro 173+320m, pista oeste, sentido Ribeirão Preto-Borborema, em Itápolis (SP).
Velocidade máxima permitida: 100km/h para veículos leves e 80km/h para pesados.
 
Novos radares
 
Esses novos radares fazem parte dos 45 equipamentos que serão instalados no trecho da EcoNoroeste. A ação integra o contrato de concessão assinado pela empresa com o Governo do Estado de São Paulo. O projeto prevê um a cada 10 quilômetros de estrada, passando por 17 cidades: São Carlos, Araraquara, Matão, Pindorama, Catanduva, Catiguá, Uchoa, Cedral, São José do Rio Preto, Mirassol, Guariba, Jaboticabal, Bebedouro, Sertãozinho, Barrinha, Taquaritinga e Itápolis.
 
Os locais de instalação levantados e indicados pela EcoNoroeste, a partir de um mapeamento das áreas com índice de maior gravidade e fatalidade, foram previamente aprovados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).
 
As operações estão sendo liberadas de acordo com as homologações do DER-SP e publicações no Diário Oficial. Os radares são mantidos e operados pela concessionária, em cumprimento à obrigação estabelecida pelo contrato de concessão. O DER-SP é responsável pelo processamento dos registros e pela aplicação e cobrança das multas por excesso de velocidade.
 
Os equipamentos, segundo a concessionária, representam mais um item importante para aumentar a segurança e diminuir os acidentes nas rodovias sob responsabilidade da EcoNoroeste. Dados da concessionária mostram que em 2024 houve uma redução de 29% na gravidade e 19% na fatalidade das ocorrências. Só no último trimestre de 2024, foi registrada uma diminuição de 57% de acidentes fatais nos trechos da empresa.
 
Para cada novo radar, a EcoNoroeste faz prévia e ampla divulgação, utilizando placas, faixas e Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), alertando os usuários para o início da operação. A relação dos novos equipamentos poderá ser conferida nas redes sociais da concessionária.