Uma sindicância aberta pela Prefeitura de São José do Rio Preto (SP) apura irregularidades na jornada de trabalho de médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. Nesta última segunda-feira, (13/01/2025), a coordenadora de urgência e emergência do município foi demitida, após o prefeito, Coronel Fábio Candido, denunciar sindicato por estimular médicos a demorar nos atendimentos.
Ontem, o prefeito e o secretário de saúde, Rubem Bottas, se reuniram com os vereadores para apresentar medidas diante de graves denúncias contra médicos da rede pública. As acusações incluem o descumprimento da jornada de trabalho, registros fraudulentos de ponto e atendimento insuficiente à população, mesmo durante a epidemia de dengue que a cidade enfrenta.
Segundo o município, no último sábado, 11/01, Fábio Candido esteve na UPA Tangará e constatou as irregularidades. Um boletim de ocorrência foi registrado na polícia e uma sindicância foi aberta pela Secretaria de Saúde para apuração do caso.
Entre as medidas anunciadas, segundo a Prefeitura, está o afastamento da médica concursada e chefe da urgência e emergência, Merabe Muniz, que também é presidente do Sindicato dos Médicos. Ela é uma das investigadas por conta das funções administrativas que ocupava.
Ontem a profissional publicou um vídeo em suas redes sociais comentando sobre seu desligamento. Ela também fazia parte da diretoria técnica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jaguaré.
“Foram 8 anos aí à frente dessa equipe, o qual eu só tenho a agradecer. Em relação a nossa amostra grátis aí, de ditadorzinho. Coronel, continuarei à frente das equipes de saúde, tá? Na defesa dos seus direitos, dos seus reconhecimentos, eu não vou me intimidar com essa postura que o senhor teve e tem. Espero que o senhor mude, francamente, porque eu realmente prezo, eu realmente prezo por melhorias para a saúde pública de Rio Preto, por melhorias para o nosso município, mas particularmente eu perdi a fé, perdi a fé no senhor, porque alguém com esse perfil de caráter já tá bem enraizado já. De toda forma, coronel, entenda que eu estarei sempre de olho nas condições do trabalho dos nossos profissionais, da saúde pública do município, das condições dos nossos pacientes, eu continuarei lá, coronel. Sempre na fiscalização dessa situação”, diz a médica na gravação.
A prefeitura disse que a administração municipal reafirma o compromisso com a transparência e a ética na gestão pública e destaca que todos os esforços serão feitos para garantir o pleno funcionamento dos serviços de saúde no município. Isso aconteceu, também, por conta da lentidão de alguns profissionais durante os atendimentos dos pacientes.
"Não permitiremos que atitudes irresponsáveis prejudiquem a saúde da população de Rio Preto, especialmente em um momento tão crítico como este. As responsabilidades serão apuradas com o máximo rigor", disse o Prefeito Fábio Candido.