Um grande arrastão retirou várias toneladas de lixo e pneus das ruas de Potirendaba (SP), nesta última terça-feira, (07/01/2025). A ação de combate ao mosquito Aedes aegypt mobiliza dezenas de funcionários de vários órgãos.
Os trabalhados contaram com a limpeza e manutenção nas áreas institucionais do município, além de vistorias em borracharias e oficinas da cidade. Os pneus velhos foram recolhidos pelas equipes da prefeitura, enquanto os que ainda podem ser reaproveitados receberam a aplicação de larvicida pelos Agentes de Endemias. A prefeitura estabeleceu um prazo para que os proprietários armazenem os pneus de forma adequada, em locais cobertos.
Nesta quarta-feira, (08/04), teve início um arrastão de visitas domiciliares realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. Durante essa ação, estão sendo feitas vistorias nas residências, orientações para a população sobre os cuidados necessários e a eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue.
O Departamento de Fiscalização de Posturas e a Guarda Civil Municipal também estão acompanhando os trabalhos. Proprietários de imóveis fechados estão sendo notificados.
Outra ferramenta importante aliada no combate ao mosquito é um drone da GCM, que fiscaliza estes imóveis fechados ou locais inacessíveis.
Potirendaba enfrenta a maior epidemia de dengue da história, com mais de 1,5 mil casos positivos, duas mortes confirmadas e duas suspeitas. Somente em dezembro a cidade registrou quase 400 casos da doença, o que fez com a Prefeitura decretasse estado de emergência em saúde pública.
Além de Potirendaba, São José do Rio Preto, Tanabi e Glicério também decretaram estado de emergência. Nova Aliança também já estuda a possibilidade do decreto, pois já soma 311 casos confirmados e uma morte.