Potirendaba

Potirendaba (SP) decreta emergência e cria centro de hidratação para pacientes com dengue

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - Potirendaba

Publicado em

COMPARTILHE!  

A Prefeitura de Potirendaba (SP) decretou, nesta última segunda-feira, (06/01/2025), emergência em saúde pública por causa da dengue e criou um Centro de Hidratação para pacientes do município. A cidade enfrenta a maior epidemia da história, com mais de 1,5 mil casos positivos e duas mortes confirmadas.

Ontem e hoje, a Prefeita do município, Gi Franzotti, esteve no Hospital Assistencial de Potirendaba, Maria Cavalotti Neves, onde visitou a instituição e acompanhou o andamento dos atendimentos. Por dia, cerca de 400 pessoas passam pelo local, onde grande parte delas está com dengue.

“Essa hidratação é o seguinte: A dengue precisa, muitas vezes de soro, de medicação. Então nós estamos preparados do lado de cá e do lado de cá, com atendimentos médicos e exames para a população”, explica a Prefeita em um vídeo divulgado nas redes sociais.

O Centro de Hidratação começou a atender a partir desta terça-feira, (06/01), no Centro de Especialidades Médicas, anexo ao prédio do Hospital Assistencial de Potirendaba, Maria Cavalotti Neves. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Aos finais de semana, os atendimentos seguem normalmente na urgência e emergência do hospital.

Para dar conta de toda a demanda, três médicos foram destinados exclusivamente para atender a população com dengue. Na urgência e emergência, outros três profissionais estão disponíveis para atender a população. Uma sala de medicação foi montada no local exclusivamente para a hidratação.
A coordenadora de saúde de Potirendaba, Patrícia Caires, explica que, com o decreto, o município consegue agilizar e melhorar o serviço para a população.

“Com o documento nós conseguimos ampliar os atendimentos, fazer aquisição de medicamentos e também novas ações. Hoje cedo as equipes já iniciaram um arrastão pela cidade, visitando borracharias, com o objetivo de eliminar o maior número possível de criadouros do mosquito que transmite a dengue”, diz.

As ações vão continuar ao longo da semana, garante a coordenadora. Além das visitas casa a casa, com os agentes, a cidade realiza uma grande força tarefa de combate à doença.

“Nós estamos reunidos com todas as áreas, como Vigilância Sanitária, agentes de endemias, serviços e obras e entre outros. O objetivo é eliminar o maior número possível de criadouros e seguir com as ações de nebulização”, diz Patrícia.

Maior epidemia da história

Potirendaba já enfrenta o maior surto de dengue da história, totalizando 1.509 casos positivos e duas mortes provocadas pela doença. Outras duas mortes ainda estão em investigação. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, até o dia 23 de dezembro de 2024.
Segundo a Coordenadoria de Saúde da cidade, somente em dezembro, a cidade registrou 382 casos confirmados. Por causa desse aumento expressivo é que o município entrou em estado de emergência pela doença.

Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro de 2023, o município registrou 528 casos e nenhuma morte.

Acompanhamento por Inteligência Artificial


Para acompanhar os pacientes positivados com dengue, Potirendaba desenvolveu um sistema de Inteligência Artificial. Após passar por atendimento médico no Posto de Saúde, o morador fornece seus dados pessoais, entre eles seu número de WhatsApp.

A partir daí, mensagens passam a ser enviadas ao paciente, acompanhando seu estado de saúde. A pessoa precisa responder apenas com números, como está sua evolução.

Caso o morador tenha piorado, ele é orientado a procurar o serviço de saúde imediatamente. Após o fim do término do ciclo da doença, a pessoa então recebe a mensagem para procurar sua unidade de saúde mais próxima e colher a sorologia.