Uma grande operação da Polícia Civil fechou várias casas de jogos de azar em Ibirá (SP) e em outras quatro cidades da região noroeste paulista, nesta última terça-feira, (26/11/2024). No total, 15 pessoas foram levadas para a delegacia e diversos equipamentos foram apreendidos.
Segundo os policiais, a ação coordenada pelo Deinter 5, através da Delegacia Seccional, visa combater jogos eletrônicos ilegais, jogo do bicho e bingos eletrônicos e físicos. Além de Ibirá, estabelecimentos em Icém, Mirassol, Fernandópolis e São José do Rio Preto também foram fiscalizados.
Ao todo, 15 investigados foram conduzidos para as delegacias destes municípios, onde prestaram depoimento e responderão pelos crimes em liberdade. Com eles foram apreendidas diversas máquinas, eletrônicos, televisores, vídeo bingos e documentos.
Além de jogos ilegais, o trabalho de investigação da polícia busca evidências de lavagem de dinheiro na exploração de jogos. A prática na região, segundo a polícia, fomentam a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e levam pessoas simples a perder seus rendimentos e geram sonegação fiscal.
Ainda de acordo com a Civil, atualmente cresce o número de pessoas acometidas por problemas psicológicos e desestruturação familiar em decorrência dos jogos.