Moradores do bairro Recanto Silva Filho têm reclamado das inúmeros e constantes quedas de energia elétrica no município de Cedral (SP). Mais de 100 pessoas formaram um grupo de WhatsApp, onde afirmam que, quando chove, o problema piora ainda mais.
A professora, Flavia Luciana Miranda, conta que, praticamente todos os dias eles enfrentam o problema, mesmo sem tempo de chuva.
“Se apenas ventar já acaba a energia. São várias quedas ao longo do dia e quando chove a situação fica ainda pior, pois já ficamos várias horas com o fornecimento interrompido”, diz.
Além das centenas de números de protocolos, os moradores colecionam também enormes prejuízos. É o caso da jornalista, Jaqueline Barros, que já teve três vezes a geladeira e a cervejeira queimadas e também uma câmera de segurança, por causa das constantes quedas.
“A geladeira e a cervejeira eles [CPFL] me reembolsaram, mas agora a que queimou novamente eu não consegui o pagamento e fiquei no prejuízo. Infelizmente o bairro cresceu sem planejamento”, reclama.
A assistente administrativo, Gabriela Almeida Gomes, trabalha em São José do Rio Preto (SP) e diz que fica apreensiva quando começa a chover, pois também já teve um enorme prejuízo com vários eletrodomésticos queimados, devido às quedas de energia. Ela mora no bairro há 7 anos e desde que se mudou para o local, o problema é sempre o mesmo.
“Quando eu volto para casa eu não sei o que vou encontrar queimado, pois já queimou minha geladeira, máquina de lavar, televisão, chuveiro e também o portão eletrônico. Quando ameaça chover, já começo a olhar o grupo para saber como está a situação lá no bairro”, explica.
O grupo que a Gabriela se refere foi formado pelos próprios moradores para reclamar do problema. Já são mais de 100 pessoas do bairro, que não aguentam mais sofrer com as constantes quedas de energia.
O morador, Del Carvalho, fala que mora no local há 5 meses e diz que, todos os dias, pelo menos três vezes ao dia falta energia.
“São piscas na rede e também falta de energia, onde o fornecimento é interrompido de 10 a 15 minutos. É uma situação revoltante, pois com ou sem tempo de chuva, enfrentamos sempre o mesmo problema”, reclama.
Questionada, a CPFL Paulista disse por meio de nota que o fornecimento de energia para o bairro mencionado está normal, mas que, no entanto, fará uma inspeção detalhada na rede de distribuição para verificar a situação e sanar eventuais intercorrências.