Uma operação da Polícia Civil na manhã desta sexta-feira, (22/11/2024), fiscalizou seis estabelecimentos por suspeita de receptação de cabos e fios de subestações de energia elétrica em São José do Rio Preto (SP). A empresa CPFL acompanhou a ação.
De acordo com o delegado que cuida das investigações, Wander Solgan, da DIG/DEIC, a operação se baseou após diversas ocorrências de furtos destas subestações, com riscos de desabastecimentos de residências e também de hospitais.
“Nós identificamos seis locais e pedimos à justiça mandados de busca e apreensão. Durante a ação, que foi acompanhada pela CPFL, nossas equipes identificaram materiais da empresa em quatro destes comércios, que compravam estes fios e depois revendiam”, afirma.
No total, segundo a polícia, aproximadamente meia tonelada de material da CPFL foi apreendida nestes locais. Todo o material foi recolhido e ficará sob propriedade da própria companhia de energia.
“Esse material é fácil de ser identificado, pois é de uso exclusivo da empresa e não é comercializado para pessoas comuns, por isso conseguimos apreender. Os quatro receptadores foram conduzidos para a delegacia e agora vão responder por receptação dolosa qualificada que, em caso de condenação, prevê pena de 03 a 08 anos de reclusão”, explicou o delegado.