O setor de alimentação continua como um dos principais motores de crescimento do mercado de franquias no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento foi destaque no segundo trimestre deste ano, contribuindo para o aumento de 12,8% no faturamento geral das franquias, que alcançaram R$ 61,2 bilhões no período.
Com opções acessíveis e alta demanda, as franquias de alimentação se consolidam como escolhas estratégicas para investidores que buscam negócios lucrativos com até R$ 250 mil de investimento inicial.
Confira:
Ital’In House
A Ital’In House é uma rede de franquias de comida italiana no Box que atua com modelo de delivery. A marca conta com cerca de 150 unidades em operação com produtos que vão de macarrão, nhoque até risotos. Tudo desenvolvido com cuidado e atestado por paladares exigentes. O papel do franqueado é atuar com a administração da unidade, divulgação e vendas.
Valor de investimento: a partir de R$250 mil
Faturamento: passa de R$300 mil
Tempo de retorno: entre 16 e 18 meses
Site da marca: https://italinhouse.com.br/
Vida Leve
Os interessados em uma franquia de healthy foods devem ficar de olho na Vida Leve. A marca está presente em várias localidades do Brasil e conta com produtos naturais para quem busca uma vida mais saudável. Além disso, os modelos oferecidos pela empresa, que é administrada pelo Grupo ZNTT, contam com estrutura enxuta e de simples operação para os franqueados.
Investimento: a partir de R$20 mil
Faturamento (mês): a partir de R$10 mil/mês
Retorno do investimento: 3 a 5 meses (variável)
Site: https://franquia.lojaprodutosnaturais.com.br/
Mordidela Burger Grill
Especializada em comida rápida, a Mordidela Burger Grill é uma rede de franquias que oferece refeições que vão do café da manhã até o jantar. O negócio oferece o suporte de um dos maiores grupos de franquias do Brasil, o ZNTT. Os franqueados atuam com a gestão, divulgação e atendimento.
Valor de investimento: a partir de R$65 mil
Faturamento (mês): R$60 mil
Retorno do investimento: 12 meses
Site da empresa: https://franquia.grupozntt.com.br/mordidela/
Rap Chef
Fundada por Israel Matias, a Rap Chef é uma inovadora rede de franquias de marmitas ultracongeladas que se destaca no mercado brasileiro. Com sede em São Paulo, a empresa foi criada com a missão de oferecer refeições saudáveis, acessíveis e deliciosas, idealizadas para atender especialmente mulheres, crianças e famílias. A Rap Chef começou sua jornada com uma linha fitness e, após uma fase de reinvenção, expandiu-se para um modelo de franquia bem-sucedido, contando hoje com mais de 500 freezers distribuídos por todo o Brasil. Cada unidade da franquia opera com o suporte total da marca, garantindo qualidade e satisfação tanto para os franqueados quanto para os consumidores finais.
Investimento inicial: a partir de R$ 20.900
Faturamento médio mensal: entre R$ 10.000 e R$ 50.000
Tempo de retorno: 6 a 12 meses
Site da empresa: https://www.instagram.com/meurapchefoficial/
Q! Donuts
Fundada em Campinas (SP), a Q! Donuts é uma rede especializada em donuts. Com diversos sabores para os paladares mais exigentes, os produtos oferecidos pela marca vão desde o donuts até cappuccinos e milk-shakes. As lojas contam com um ambiente alegre e descontraído, pensado para que os clientes se sintam acolhidos. Além disso, a marca lançou um modelo de negócio mais barato e com isenção de royalties durante o primeiro ano de operação.
Investimento: a partir de R$99,9 mil
Faturamento (mês): R$90 mil
Retorno do investimento: 24 meses
Site: https://qdonuts.com.br/