Guapiaçu

Empresário é preso durante operação de combate à receptação em Guapiaçu (SP)

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - Guapiaçu

Publicado em

COMPARTILHE!  

Um empresário, de 53 anos, foi preso em flagrante nesta última quarta-feira, (13/11/2024), durante uma grande operação da Polícia Civil de combate à receptação de máquinas e equipamentos furtados da construção civil, em Guapiaçu (SP). Cerca de R$ 100 mil em objetos foram recuperados.



Segundo as equipes, o indivíduo já era investigado pelo 3º e 7º Distrito Policial em São José do Rio Preto (SP), pela prática de receptação de materiais e maquinários usados na construção civil. Na empresa onde ele realizava a locação desses equipamentos, os policiais encontraram diversas máquinas, como betoneiras, rompedores, lixadeiras industriais e também várias escoras de metal.

Ao lado, em um imóvel em construção, as equipes identificaram outras escoras de metal, que faziam a sustentação de uma laje. Questionado, o suspeito afirmou que elas eram dele, tanto as escoras, quanto o imóvel. Em análise, eles constataram que algumas máquinas tinham a numeração de série adulteradas e todas elas com origem duvidosa.  

O empresário disse para os policiais apenas que havia comprado as máquinas e equipamentos de terceiros e que não tinha as notas fiscais. Ele relatou ainda que trabalha nesse ramo desde 2014, onde aluga as máquinas para os clientes e que elas não eram produtos de crime.  

Os investigadores também tinham conhecimento de que existia um local, também em Guapiaçu, onde era provável que o empresário armazenava outras máquinas, fato que ele negou de início, mas que testemunhas confirmaram que ele frequentava todos os dias. No endereço os policiais apreenderam um martelete rompedor com plaqueta de patrimônio de identificação de uma empresa e uma máquina compactadora, que haviam sido furtados em 2020.



O empresário alegou que havia comprado as máquinas de terceiro e que indicaria o nome delas, o que não o fez em nenhum momento durante a entrevista e elaboração da ocorrência, segundo a polícia.  

No local foram apreendidas ainda 40 estacas metálicas com nome de um proprietário, que alegou terem sido furtadas recentemente, além de outros objetos e seis betoneiras sem número de série, que serão alvos de pesquisa no futuro. O dono das estacas metálicas, que estavam escorando a obra vizinha do local alvo da operação, compareceu no local e reconheceu os objetos.

Diante de toda a constatação, o empresário foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia, onde prestou depoimento e permaneceu preso à disposição da justiça. Todos os equipamentos, avaliados em cerca de R$ 100 mil, foram apreendidos.