O atual prefeito de Ibirá (SP), Edvard Alberto Colombo, recusou a realizar a transição de governo para o candidato eleito em outubro, Nivaldo Domingos Negrão “Biscoito”. A justificativa seria a reforma do prédio da prefeitura.
De acordo com o documento enviado ao prefeito eleito, em razão das obras de reforma do Paço Municipal, a Prefeitura encontra-se em uma estrutura provisória, projetada para suprir temporariamente as necessidades básicas dos serviços municipais. Devido a essa condição transitória, o espaço físico disponível é limitado e não possui instalações adequadas para receber a equipe de transição de maneira compatível com as necessidades de planejamento e estrutura que o processo de transição demanda, segundo Edvard.
“Adicionalmente, ressaltamos que parte substancial das informações solicitadas se encontra publicada e atualizada no Portal da Transparência do Município, em cumprimento as normas de acesso à informação e transparência pública. Esse portal é uma ferramenta acessível e constantemente atualizada para a consulta de dados financeiros, orçamentários, administrativos e de gestão, possibilitando o acompanhamento das ações municipais”, diz o documento.
O prefeito afirma ainda que, quanto as informações que não se encontram diretamente disponíveis no Portal da Transparência, ele assegura que as solicitações foram direcionadas aos setores administrativos pertinentes.
“Cada setor foi orientado a avaliar o conteúdo solicitado e a organizar os dados relevantes para atendimento do pleito, considerando o caráter essencial e prioritário que uma transição de governo requer. Informamos, ainda, que serão empenhados esforços para que o atendimento ao solicitado ocorra no prazo mais breve possível, respeitando a disponibilidade dos setores e os limites estruturais vigentes. Colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais e para colaborar com a equipe de transição dentro das possibilidades oferecidas pela estrutura atual”, disse.
Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Biscoito disse que foi buscar o requerimento e foi surpreendido com a resposta.
“Prefeito, vamos ser éticos. Uma transição se faz olho no olho, chamando e conversando. Mostrando como que está a saúde, como que está a educação, como que está a infraestrutura, como é que está a limpeza pública. É isso que a população quer saber. Vamos tomar todas as medidas cabíveis para que isso aconteça”, afirmou Biscoito.
Conforme imagem do Google Street View, o prédio da prefeitura de Ibirá já estava em reforma desde janeiro deste ano.
Procurado, o município de Ibirá afirmou que não vai se manifestar sobre o caso, já que a conversa é entre o prefeito e o candidato eleito.