Centenas de fiéis realizaram neste último domingo (10/11/2024), a 17ª caminhada do beato Padre Mariano. Tradicionalmente na região, a romaria aconteceu na antiga estrada que interliga o distrito de Engenheiro Schimidt, em São José do Rio Preto (SP), até a cidade de Cedral (SP).
O trajeto de 7 quilômetros repete o caminho que o Frei Agostiniano, beato Mariano de La Mata, fazia a pé para celebrar a Santa Missa aos moradores de Cedral. Às 6h da manhã foi realizada uma missa na capela do beato Pe. Mariano em Engenheiro Schmidt e depois a caminhada seguiu até Cedral, onde foi celebrada uma missa.
Debaixo de sol forte, com cerca de 500 pessoas de várias cidades da região, inclusive Potirendaba, percorreram o trajeto levando fé e devoção.
A devota Iracema Bernardes Tavares, de 47 anos, fala da importância de fazer o trajeto. “A caminhada é uma forma de agradecer a Deus pelas dificuldades vencidas no ano e por tudo de bom que aconteceu na minha vida e da minha família. É também uma forma retribuir em devoção às boas ações e caridade que o Padre Mariano fazia por nós”, fala a devota, que segue o percurso acompanhada do filho, Pedro Tavares Santana, de 19 anos.
No trajeto foram servidos café da manhã e água para os peregrinos.
(Colaborou Nathalia Martinez)