Uma família de Potirendaba (SP) está pedindo doadores de sangue e também de medula para uma menina de apenas 4 anos, que recentemente foi diagnosticada com leucemia.
Segundo os familiares, Vitória Cartache Martins Quelins começou a apresentar dores de cabeça, na semana passada, na escola e também uma mancha na região das nádegas. Sem ter melhora no quadro, a menina foi levada para um hospital particular de São José do Rio Preto (SP), onde, através de um exame de hemograma, apresentou plaquetas baixas e anemia profunda.
Vitória então foi levada para o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), onde passou por exames e descobriram que ela estava com sangramento na cabeça. Imediatamente ela foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para normalizar as plaquetas e passar por uma cirurgia para retirada do sangue.
Ainda em investigação por causa da queda das plaquetas, os médicos diagnosticaram que Vitória estava com leucemia do tipo LLA, que é a forma mais comum de câncer em crianças e adolescentes. A LLA, segundo os especialistas, é causada por uma mutação no DNA de um linfócito, que gera um linfoblasto imaturo que não se transforma em uma célula sanguínea funcional. As células leucêmicas destroem e substituem as células normais da medula óssea, impedindo a produção de células sanguíneas saudáveis.
Por causa isso, Vitória começará nesta sexta-feira, (8), sessões de quimioterapia, onde o tratamento poderá durar até dois anos e meio. No momento ela está precisando de doadores de sangue e também de medula.
Quem puder fazer a doação basta procurar o Hemocentro de Rio Preto, que fica na Avenida Jamil Feres Kfouri, nº 80 - Jardim Panorama. Para dúvidas, (17) 3201-5078. Qualquer pessoa entre 18 e 65 anos, de qualquer tipo sanguíneo, pode fazer a doação. É necessário pesar acima de 50 Kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).