Atletas do futsal de Guapiaçu (SP) também foram afetados pelo corte de gastos que a Prefeitura da cidade vem realizando agora em outubro. A justificativa, após o atual prefeito, Jean Vetorasso (PSD), não ter sido reeleito, segundo o município, é contenção de gastos para fechar o ano.
Ao todo, cerca de 70 competidores das categorias de base, sub 15, sub 17, sub 20, profissional masculino e feminino foram prejudicados. Eles reclamam que o município custeava o transporte, a alimentação e também as inscrições nos campeonatos.
Os times disputam campeonatos importantes de várias cidades da região e têm conquistado grandes títulos do futsal para o município. Atualmente, as categorias sub 17 e sub 20 estão participando da Copa AME (Associação de Menores no Esporte), que acontece em cidades da região como Mirassol, Tanabi, Votuporanga, Catanduva e entre outras.
As equipes de Guapiaçu têm até o dia 31 de outubro para realizar o pagamento das inscrições de uma nova fase do campeonato, se não, estarão fora da disputa. Os atletas lamentam caso isso aconteça, pois os times seguem em posições de liderança na tabela.
Rannye Aquino faz parte da comissão técnica e diz que os atletas e a comissão técnica têm colocado dinheiro do próprio bolso para alugar veículos e colocar combustível para levar os competidores.
“Alguns estão indo com os próprios carros, outros os pais estão levando e alguns a comissão técnica tem até dado o dinheiro do combustível. Sem contar que os atletas também estão sem água e alimentação, pois chegam tarde da noite das competições”, explica.
O diretor técnico das equipes, Marcelo Cecílio, diz que é triste ver os jogadores enfrentando estas condições, pois sempre tiveram ajuda do município.
“Temos várias despesas e infelizmente só os patrocinadores não conseguem arcar com tudo. Caso não tenhamos esse auxílio da Prefeitura, principalmente com as inscrições, infelizmente vamos ter que desistir do campeonato por falta de recurso”, fala.
Procurada, a Prefeitura de Guapiaçu disse que o corte do transporte, alimentação e as inscrições dos atletas faz parte de um pacote de cortes de despesas que o município vem realizando para fins de adequação das contas públicas Municipais às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal.