Economia

A influência do agronegócio no desenvolvimento do mercado imobiliário em Piracicaba (SP)

autor: Gazeta do Interior

Publicado em

COMPARTILHE!  

O estado de São Paulo é um dos principais do país e, ao longo de todo o seu território, diversos municípios se destacam com as próprias economias e crescem cada vez mais na questão da infraestrutura para melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Uma das cidades que soube investir os recursos é Piracicaba. Ao longo dos anos, a cidade mostrou que não é apenas a cidade da Pamonha e mostrou que tem muito mais a apresentar e ajudar a economia do principal estado do país.

Agronegócio

De forma consciente, os governantes enxergaram as oportunidades de negócios que surgiram por lá e desenvolveram inúmeros sistemas que até hoje são valorizados por moradores, trabalhadores e empresários.

O agronegócio é uma das principais fontes de renda da cidade e diversas empresas do setor olham para Piracicaba de uma forma diferente. O local é fértil para plantar, colher e, claro, receber muitos investimentos.

Mercado Imobiliário

Quem está de olho no movimento é o mercado imobiliário de Piracicaba. Por lá, as construtoras sabem que podem explorar um nicho bem específico e participar de forma ativa da evolução da cidade.

Sendo assim, nos últimos anos o avanço no mercado imobiliário foi importante e, até mesmo quem já possui imóvel na cidade, pôde aproveitar essa valorização e conseguir uma melhora na hora de negociar a sua casa para vender em Piracicaba.

Valor do metro quadrado

Para entendermos melhor essa evolução de Piracicaba em relação a outras cidades do interior, o município se destacou no ranking da Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc). Entre 2022 e 2023, a cidade teve uma valorização de 38% do seu valor. Inicialmente, o preço estava em R$6.666 e pulou para R$ 7.720, um salto bem significativo.

De acordo com a Abrainc, o grande fator que elevou o patamar de Piracicaba no cenário paulista foi a sua localização estratégica, puxada obviamente pela comercialização de imóveis de luxo, que tem se tornado uma característica da cidade.

Por conta disso, na hora de levantar prédios e aquecer o mercado imobiliário, os moradores de Piracicaba optam pela modernidade e querem prédios mais estruturados e que lhe deem a chance de ter uma vida mais confortável.

O que fazer em Piracicaba?

Em meio ao boom de Piracicaba no interior paulista, vamos mostrar abaixo algumas possibilidades de lazer na cidade:

Salto do Rio Piracicaba

O Salto do Rio Piracicaba é uma das atrações mais procuradas na cidade. A queda d'água tem em torno de 5m de altura e 200m de largura. É comum ver turistas e até mesmo os moradores aproveitarem o visual para tirar fotos.

Parque do Mirante

O Rio Piracicaba novamente é peça importante desta atração. O mirante dá ao visitante a chance de avisar um lindo visual da cidade e uma vegetação nativa com árvores volumosas

Aquário Municipal

Inaugurado em 2012, ele conta com mais de 70 espécies e 2 mil peixes, que deixa a visita muito mais interativa para os pequenos e famílias.

Parque do Engenho

O local é um complexo construído nos anos de 1800. atualmente está desativado e foi moradia do Barão Estevão Ribeiro de Rezende, um dos principais produtores de açúcar e álcool. O espaço é muito valorizado pelos moradores e tornou-se um patrimônio histórico do município.