Urupês

Câmaras de vereadores de cidades da região elegem 24 mulheres para a próxima legislatura

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior

Publicado em

Última edição:

COMPARTILHE!  

As 12 cidades de cobertura da Gazeta do Interior elegeram 24 mulheres para as Câmaras de vereadores nas eleições municipais do último domingo, (06/10/2024).

As três cidades com a maior representatividade feminina na região são Cedral, Catiguá e Urupês, com quatro mulheres eleitas, cada. Em Catiguá, Perpétua (Podemos), foi a candidata a vereadora mais bem votada durante as eleições na cidade, onde obteve 520 votos. Em Bady Bassitt, Ibirá e Urupês as mulheres também lideraram a maioria de votos.

Um destaque para a candidata Marilda Martins (Cidadania), de Uchoa, que é a atual primeira dama do município, e que foi reeleita a vereadora com o maior número de votos de toda nossa região, obtendo 770 votos. Durante as eleições de 2020 ela também já havia sido a vereadora mais bem votada da cidade, onde havia recebido 615 votos.

O histórico de mulheres, que vão ocupar as cadeiras das Câmaras municipais da região, felizmente, vem aumentando. Enquanto nas eleições de 2020 foram eleitas 16 mulheres nestas 12 cidades da região, agora, em 2024, este número subiu para 24 representantes femininas.

Somente 12 anos depois é que a cidade de Potirendaba voltará a ter mulheres ocupando a bancada da Casa de Leis do município. A última vereadora eleita no município foi Beth Morelli, em 2012, quando obteve 458 votos naquelas eleições.

Desta vez, Sarah Bossolo (Solidariedade), foi eleita com 508 votos e Della da Saúde (Podemos), com 437 votos. As duas vão compor a bancada, que hoje é formada por nove vereadores na cidade.

Novais é o único município da região que não possui, há mais de duas décadas, nenhuma vereadora eleita durante as eleições municipais. Agora em 2024, a candidata Paty do Branco Gallerani (PP), obteve 176 votos, mas infelizmente acabou não se elegendo. Ela teve mais votos que três vereadores eleitos, mas, mesmo assim, acabou ficando de fora por causa da legenda do partido.