Novais

Voluntário de Novais (SP) alimenta grupos de animais em matas atingidas por incêndios

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - Novais

Publicado em

COMPARTILHE!  

Um voluntário de Novais (SP) tem feito a diferença na cidade após incêndios atingir áreas de mata na cidade. Há quase um mês ele está levando alimentos à animais atingidos pelos incêndios nas matas.

José Alaor Gomes é fotógrafo, ambientalista e apaixonado pela natureza. A Gazeta do Interior mostrou ele no ano passado, quando salvou seu cachorro do ataque de uma sucuri.

O voluntário conta que já estava alimentando um grupo de macacos, que estava passando fome devido à seca e à grande estiagem, pois já não estava encontrando o que comer na mata. Após os incêndios de grandes proporções dos dias 23 e 24 de agosto, a situação piorou ainda mais.

“Desde então a gente começou a alimentar com mais frequência, pois estes animais não têm mais o que comer mesmo. Os que sobreviveram estão perambulando à procura de alimento ou alguma área de mata que não tenha sido atingida pelas queimadas”, relata.

Nesta última quinta-feira, (19/09), o voluntário conta que encontrou um filhote de javali morto. Ele acredita que a mãe tenha morrido no incêndio e o animal acabou morrendo de fome.



"Nenhum animal merece morrer nessa situação. Todos deveriam ter a chance de lutar pela sua sobrevivência e é muito triste presenciar uma cena como esta", afirma José.

Todos os dias, José leva frutas, ovos e outros alimentos próprios para estes animais. Ele pede ajuda aos moradores da cidade e também da região.

“Quem tiver frutas e que for jogar fora, nos ajude a alimentar estes animais, pois estão morrendo de fome. A gente veja que eles estão desesperados para tentar sobreviver”, diz.

No total, mais de 150 alqueires de mata foram atingidos pelos incêndios na cidade, onde, praticamente quase toda a reserva que o município possuía foi consumida pelas chamas.