São José do Rio Preto

Polícia Federal encontra até leão empalhado na casa de indivíduo durante operação em Rio Preto (SP)

autor: Por Gazeta do Interior - São José do Rio Preto

Publicado em

COMPARTILHE!  

A Polícia Federal encontrou uma coleção de animais empalhados na casa de um empresário, de 49 anos, que é investigado na operação para combater uma lavagem bilionária de dinheiro ligada à extração e comércio ilegal de ouro em garimpos do Mato Grosso e Pará, nesta última terça-feira, (10/09/2024), em um condomínio de luxo de São José do Rio Preto (SP).
 

No imóvel, segundo a PF, foram encontradas várias espécies, entre elas leão, girafa, hipopótamo e entre outros. Com base nisso, equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e da Polícia Ambiental foram ao local e constataram que havia 19 animais empalhados, onde 12 estão sem documentação adequada e foram apreendidos.

Segundo a polícia, os animais foram importados da África. Por não fazerem parte da fauna brasileira, eles podem ser armazenados no Brasil, desde que sejam seguidos trâmites rigorosos junto aos órgãos de proteção ambiental. Somente com a autorização do Ibama, da Receita Federal e da Vigilância Sanitária, é que é possível fazer a importação dentro da lei.

Armas e munições também foram apreendidas na casa do empresário, que estava viajando, no momento da ação. De acordo com a PF, ele é caçador profissional e alguns dos animais foram caçados por ele.

O suspeito mantinha uma empresa de fachada em Rio Preto, onde realizava venda de ouro de forma ilegal na cidade.