Uma das principais rodovias que corta a nossa região, a Washington Luís, vai ganhar novos radares de fiscalização entre os municípios de Mirassol, Uchoa, e Catiguá (SP). A instalação faz parte do pacote de 649 novos radares que serão instalados em todo o estado.
Conforme a Gazeta mostrou, o anúncio foi feito em janeiro desse ano, pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a licitação para aquisição dos novos radares está em andamento, na fase de análise de preços, seguindo os trâmites legais previstos, com diligências e esclarecimentos às partes envolvidas, para conclusão no menor prazo possível.
A licitação, segundo o DER, resultará na compra de radares que funcionarão em 649 pontos de controle de velocidade, com investimento previsto de R$ 202,6 milhões, em rodovias administradas pelo órgão.
Além de ampliar a área de cobertura, os novos equipamentos serão mais modernos e eficientes, capazes de fiscalizar a velocidade e fazer a contagem de veículos, com a leitura automática das placas e transmissão em tempo real para uma central do DER.
O limite de velocidade, segundo o Departamento, será definido após a realização de estudos técnicos de características da rodovia para implementação dos equipamentos.
Nas rodovias de concessão da EcoNoroeste serão instalados 45 novos aparelhos, sendo elas Washington Luís (SP-310) de Mirassol a São Carlos; Carlos Tonani (SP-333) de Borborema a Sertãozinho e a Brigadeiro Faria Lima (SP-326) de Matão a Bebedouro (SP).
Conforme apuração feita pela reportagem, três postes, que vão receber os aparelhos, já começaram a ser instalados em Catiguá e Uchoa, entre eles o da praça de pedágio de Catiguá nas pistas do “sem parar”, onde a velocidade é de 40 km/h.
Segundo a EcoNororeste, a exigência do contrato de concessões assinado com o Governo do Estado de São Paulo, o projeto de instalação dos radares deve ser entregue até outubro de 2024, 18 meses após a concessionária assumir a administração das rodovias. Os radares têm previsão de iniciar as operações em novembro de 2024.
"Esta ação está relacionada com atividades que visam à melhoria da fluidez e da segurança viária no trecho. Os locais de instalação foram previamente aprovados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Antes do início das operações, a EcoNoroeste fará uma divulgação prévia aos usuários por meio de seus canais digitais, imprensa e PMVs", disse a EcoNoroeste em nota.