Potirendaba

Potirendabano é destaque em time de futebol americano de Rio Preto (SP)

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - Potirendaba

Publicado em

COMPARTILHE!  

O potirendabano, Pedro Henrique de Oliveira, de 27 anos, conhecido como Pedro Grafite, vem se destacando no time Rio Preto Weilers de futebol americano. Junto com o grupo ele já conquistou títulos paulista e é o atual campeão brasileiro do esporte.



Nascido em Potirendaba (SP), Pedro veio de uma família humilde e hoje concilia a prática esportiva com o trabalho na Receita Federal, além de também fazer segurança em festas e eventos. Ele conta que começou a praticar o esporte com 23 anos, depois de aceitar o convite de um amigo.

“Eu já acompanhava pela televisão e um amigo achou que eu tinha perfil e me indicou. Participei de uma seletiva, tive bom resultado e passei, sendo que com três meses eu já estava no grupo de elite. Eu era jogador de basquete e venho também de uma família de atletas, então foi um pouco menos difícil”, explica.

Junto com os outros cerca de 40 jogadores do time, o grupo precisa enfrentar uma rotina de treinos intensa três vezes por semana no Centro de Treinamento, que fica no bairro Jardim das Palmeiras, em Rio Preto, além de funcional duas vezes por semana e também a academia diariamente. Mais que a preparação, o esporte exige ainda a experiência dos jogadores em campo, que têm idades entre 22 e 38 anos, de várias regiões do país, como norte, nordeste e sudeste.

O porte físico é um dos fatores que beneficia Pedro Grafite, que joga na posição Defensive tackle ou "Defensor Maior". Aos 27 anos, o atleta tem 1,9m de altura e pesa 120 quilos. Ele comenta que o esporte ainda não tem a mesma visibilidade que outras modalidades esportivas e por isso ainda pretende continuar conciliando os dois trabalhos.

“É um esporte que exige muito da gente, mas que nós conseguimos conciliar. O futebol americano ainda está conquistando seu espaço aos poucos e sendo reconhecido gradativamente. Por isso não temos grandes patrocinadores”, diz.

Mas mesmo sem os grandes incentivos, Pedro e o time do Rio Preto têm feito história em todo o país. O grupo já conquistou cinco títulos paulista, sendo quatro consecutivos. O último foi há 20 dias, contra o Moura Lacerda Dragons, de Ribeirão Preto (SP).

Em junho do ano passado, o time de Rio Preto foi campeão da 1ª edição Taça Brasil Hinova de Futebol Americano. A final contra o União da Serra foi disputada no estádio Benedito Teixeira, o Teixeirão, em Rio Preto.

Ainda no ano passado, o Rio Preto Weilers conquistou seu primeiro título do Brasileiro de futebol americano ao vencer a decisão do campeonato contra o Galo FA por 16 a 7, em Belo Horizonte (MG). O time paulista chegou à conquista máxima dentro do cenário nacional de maneira invicta.

No último domingo (28), a equipe estreou no campeonato brasileiro, onde já venceu a primeira competição contra o time de Guarulhos (SP) por 37 a 13.

“É uma honra poder levar o nome de Potirendaba para todo o Brasil. Vou continuar me dedicando e colaborando com a equipe para poder fazer história”, finaliza Grafite.