A Coordenadoria de Saúde de Potirendaba (SP) abriu esta semana a aplicação de vacinas contra a dengue para pessoas entre 4 e 59 anos. A ação acontecerá enquanto durarem os estoques.
A medida foi tomada de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, que já havia divulgado orientado estados e municípios sobre a estratégia temporária de vacinação contra a dengue com imunizantes que tenham vencimento em junho e julho deste ano. O objetivo é evitar a perda destas vacinas e, ao mesmo tempo, ampliar a cobertura.
O documento do Ministério da Saúde reforça que a recomendação ainda é destinar essas vacinas para crianças de 10 a 14 anos. No entanto, para municípios que possuem vacinas com vencimento para 30 de junho e 31 de julho, a pasta orienta o remanejamento de doses para regiões que ainda não foram contempladas. Outra medida que poderá ser tomada é a expansão da faixa etária para 6 a 16 anos de idade ou, ainda, se nenhuma das alternativas anteriores forem suficientes, ampliar para a faixa etária de 4 a 59 anos de idade, como é o caso de Potirendaba.
Ainda de acordo com a recomendação, os municípios também têm autonomia para implantar outras estratégias dentro da sua realidade, desde que estejam de acordo com a orientação do governo federal. Em Potirendaba, as vacinas serão aplicadas enquanto durarem os estoques. O número total de vacinas da cidade não foi divulgado pela Coordenadoria de Saúde.
Até o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, nesta quarta-feira, (26), Potirendaba possui 370 casos positivos da doença e duas mortes em investigação. Além disso, 659 casos prováveis, 289 em investigação e casos com sinais de alarme. Os sintomas mais característicos dessa fase são dores abdominais, vômitos intensos, desidratação, falta de apetite e sangramentos nas mucosas. Essa é a fase da dengue com sinais de alerta, nome dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por indicar uma gravidade do quadro clínico.
A Sala de Vacinação do município fica no Centro de Saúde Cesarino Benfatti e funciona das 7h às 16h45, de segunda à sexta-feira. Excepcionalmente, quarta-feira, (26), a Sala de Vacina da unidade estará aplicando o imunizante contra a dengue até às 20h00.