
Cerca de 300 fiéis e voluntários atravessaram a madrugada fria desta quinta-feira, (30/05/2024), na preparação dos tapetes de Corpus Christi, em Potirendaba (SP). Os termômetros chegaram a registrar 9ºC na madrugada considerada a mais fria do ano.
A tradição na cidade já dura 59 anos entre os católicos. Neste ano foram 800 metros de ruas decoradas com 5 toneladas de raspas e pneu, 5 toneladas de pó de policarbonato e 10 toneladas de serragem coloridas.
O artista plástico, Maurício Borim, faz parte desta trajetória e, todos os anos, realiza a produção de um dos quadros com imagens sagradas. “É um momento que nos dedicamos diretamente à Deus e isso é muito gratificante. Este ano, além de Potirendaba, também vou participar da confecção de um quadro na igreja de Santa Rita, em Rio Preto”, explica.
O João Gabriel tem apenas 13 anos e desde os 10 ele participa da produção dos tapetes em Potirendaba. Ele fala que a mãe e também a avó dele sempre auxiliaram nos preparativos.
“Eu acho isso muito bacana e gosto de vir aqui ajudar. Minha mãe e minha avó que me orientaram a vir e vou continuar ajudando”, diz.
Para aguentar a madrugada gelada, a Prefeitura de Potirendaba, com apoio de outros fieis e voluntários, preparam chocolate quente e lanches para os voluntários. Os preparativos chegam a durar mais de 10 horas.
Depois de prontos, os tapetes recebem a procissão com o Santíssimo Sacramento: uma forma de homenagear e receber o Corpo de Cristo.
Para os católicos, como o próprio nome diz, Corpus Christi celebra a instituição de Jesus na eucaristia. A comemoração litúrgica católica ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
Nesta quinta-feira (30), a primeira missa será às 10h, e a segunda às 17h, seguida de procissão, na Praça da Matriz. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas para participar das festividades na cidade.