
A Concessionária Rumo e prefeitos de região anunciaram na manhã desta quarta-feira, (07/02/2024), que o contorno ferroviário, que seria realizado em três cidades da nossa região, não será mais executado. Em um novo estudo, viadutos e passarelas serão construídos em Mirassol, São José do Rio Preto e Cedral (SP).
Conforme a Gazeta mostrou, o projeto polêmico previa o desvio da linha férrea para Nova Aliança, Bady Bassitt e Cedral. Além do alto valor financeiro da obra, o impacto e os prejuízos ambientais seriam astronômicos.
Em um novo projeto, prefeitos destas cidades e também a concessionária Rumo decidiram realizar obras e investimentos nestas três cidades onde as composições já passam, diminuindo assim os custos e também os impactos.
Durante anúncio em coletiva de imprensa na manhã de hoje, na Prefeitura de Rio Preto, o prefeito da cidade, Edinho Araújo, disse que a obra de desvio se tornaria invariável diante dos custos e impactos.
“É preciso ter mente aberta para ouvir. Com isso decidimos criar uma solução integrada. O contorno ferroviário levaria anos para ser concluído e teríamos inúmeros impasses. Com esse novo projeto, já vamos começar a ter soluções já este ano e a conclusão final prevista para 2028”, disse.
O contorno ferroviário atingiria 21 cursos d’água, teria 40 hectares de desmatamento, impactando 150 propriedades rurais com uma retirada de 18 milhões metros cúbicos de terra.
Com o novo projeto, todas as passagens em nível serão eliminadas. No total, 90 km de muros e cercas serão construídos nestas cidades, além de 16 viadutos e 13 passarelas, com um investimento de R$ 500 milhões.
“A solução integrada completa já começa a ter vantagem e um efeito positivo imediato, onde já vai começar a ter benefícios, sendo que o contorno ferroviário levaria muitos anos para que os trens começassem a utilizar o desvio”, Guilherme Penin, vice-presidente de regulação da Rumo.
O diretor geral a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale Rodrigues, diz que a solução mais rápida é viagem é a solução integrada.
“Em conversas, a ANTT, de maneira inovadora, foi com a Rumo ao Tribunal de Contas da União, e inseriu esse novo projeto no contrato de concessão com a empresa, que será firmemente fiscalizado. Esta é a obra mais emblemática e vamos olhar de perto e estar mais presente”, disse.
O prefeito de Cedral, Janjão, disse que está satisfeito com o novo projeto. “Minha preocupação com o desvio era a ociosidade que linha férrea teria com o desvio. Estou muito satisfeito com o novo projeto e que os órgãos atenderam os pedidos de Cedral”, disse