A igreja do bairro Redentora foi interditada pela Defesa Civil após um forte temporal arrancar parte do telhado, no fim da tarde deste último domingo, (17/12/2023), em São José do Rio Preto (SP).
De acordo com os Bombeiros, devido ao vento forte, telhas foram arrancadas e o local ficou completamente alagado. Objetos também foram destruídos, onde equipe da Defesa Civil foram acionadas e decidiram interditar a igreja. Felizmente não havia ninguém no prédio, momento dos estragos.
Em várias regiões da cidade, como no bairro São Marcos, várias árvores foram arrancadas e fachadas de empresas ficaram destruídas. Pelo menos 60 chamados foram registrados pelo Corpo de Bombeiros até o início da manhã desta segunda-feira (18). Felizmente não houve registro de feridos.
A Prefeitura de Rio Preto disse que iniciou os trabalhos de levantamento de danos, reparos e limpeza em diversos pontos do município. Na manhã desta segunda-feira, (18/12), equipes da Secretaria de Serviços Gerais continuam o trabalho, com o uso de seis caminhões, máquinas escavadeiras, e 30 trabalhadores. Eles contam também com um caminhão e uma máquina cedidos pelo Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto).
Além da igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração, no bairro Redentora, foram vistoriadas pela Defesa Civil três casas no Jardim Urano – onde muros foram derrubados durante o temporal.
Até o momento, foi registrada a queda de ao menos 60 árvores, além de muitos galhos. Uma equipe da Secretaria de Educação esteve pela manhã na escola Alberto José Ismael, no Jardim Santa Catarina, avaliando possíveis danos causados pela queda de uma árvore de grande porte no entorno, mas a unidade não foi afetada.
“Assim que o vendaval passou, as equipes de plantão já iniciaram a limpeza e desobstrução de vias, além de lidarem com emergências. Neste momento, várias equipes estão nas ruas realizando a limpeza da cidade. Acredito que é possível concluir o trabalho até o fim do dia ou, no máximo, até a manhã desta terça-feira”, afirma o secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho.
A Secretaria de Trânsito e Transportes precisou retirar os pórticos de um conjunto de semáforos no cruzamento das ruas Penita e Voluntários de São Paulo. A estrutura foi danificada pela ação do vento. Foram registrados 18 pontos com semáforos no “piscante” em função de quedas no abastecimento de energia.