Potirendaba

Merenda escolar servida nas escolas de Potirendaba (SP) impressiona pela qualidade

autor: Por Luiz Aranha, Gazeta do Interior - Potirendaba

Publicado em

COMPARTILHE!  

A primeira reportagem da série “Educação Nota 10”, da Gazeta do Interior, mostra a qualidade da merenda escolar servida para estudantes da rede municipal de ensino de Potirendaba (SP), que é um dos fatores que impressiona quem mora na cidade. O município que serve refeições controladas por nutricionistas, trocou o uso de margarina por manteia, que é mais saboroso saudável.

Ainda é madrugada quando funcionários da Cozinha Piloto de Potirendaba iniciam o trabalho de preparação da merenda escolar dos alunos da rede municipal de ensino. Ao todo, são dois turnos de trabalho, das 4h até às 16h30, com 16 funcionários, para dar conta de preparar mais de 140 quilos de arroz, 40 quilos de feijão, 240 quilos de carne, 1,2 mil pães e diversos outros alimentos que são produzidos diariamente no local.



Potirendaba possui quatro escolas municipais e quatro creches, que recebem diariamente café manhã, almoço e café da tarde. O cardápio, segundo o município, é diversificado, prezando pela qualidade e diversidade dos alimentos oferecidos e, considerando ainda as características regionais e sazonais dos produtos. O cardápio é elaborado por nutricionista e, semanalmente é divulgado nas escolas municipais como também na escola estadual, que recebe merenda de acordo com o convênio firmado.

A chefe da merenda escolar da cidade, Rosely Peres da Silva, fala que o carinho e o amor com que são preparados os alimentos é que faz toda a diferença. “Tudo é feito com muita dedicação e preocupação para nossos alunos, pois existe uma responsabilidade muito grande em entregar uma refeição de qualidade, nutritiva e agrade os estudantes. Recentemente trocamos o uso de margarina por manteiga que, além dela ser mais saborosa, é também mais saudável”, explica.



Quem aprova a qualidade da refeição é a estudante, Angelina Cristine Bernardino Correia, do 3º ano, da escola João Casella. “Eu amo a comida da escola e sempre que vem arroz e feijão eu como duas vezes, pois é muito saborosa a comida”, fala.



Nossa reportagem foi convidada pela própria escola a provar uma das refeições servidas aos alunos. A preocupação na montagem do prato, com arroz, feijão, carne e legume enche os olhos. Além do carinho e o método de servir os alunos, pudemos provar o sabor da comida e atestar que é algo de muita qualidade.