A prefeitura de Bady Bassitt (SP), encaminhou ofício para aderir ao sistema Detecta, plataforma do governo do Estado que visa a troca de informações e cooperação entre órgãos públicos, com foco na segurança do município. Assim, a cidade passará a ter acesso ao banco de dados do sistema e colabora com as imagens captadas e exibidas na Central de Monitoramento da Polícia Militar.
O documento, que celebra o convênio, foi assinado na manhã desta terça-feira, (14/02/2023), pelo prefeito da cidade, Luiz Antonio Tobardini. A iniciativa do projeto é do vereador Paulo Cesar Pereira (Paulinho da Porcada), que também esteve reunido junto com o Sargento da Polícia Militar de Bady Bassitt, Milton do Amaral Filho nesta manhã.
O Detecta é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado e funciona como um integrador de informações, auxiliando por exemplo as polícias militar, civil e científica. Estão integrados à plataforma sistemas como Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), dados de veículos e do Detran, entre outros.
Essa integração visa o compartilhamento de dados e imagens geradas pelas câmeras do município, através de Hardware e software fornecidos pelo estado, possibilitando em tempo real a transmissão para as viaturas, de veículos de qualquer cidade, com queixa de furto/roubo ou envolvidos em ações criminosas, que por ventura passe pelas câmeras instaladas na cidade de Bady Bassitt, gerando um alerta automático a Polícia Militar.
“Esse sistema ajuda a coibir a criminalidade, esclarecer delitos e até prender em flagrante indivíduos que possam estar praticando crimes. É uma ferramenta a mais para a segurança da nossa cidade e auxiliar também outros municípios”, diz o sargento da PM, Milton Filho.