São José do Rio Preto

Motoristas reclamam de radar 'escondido' em avenida de S. J. do Rio Preto (SP)

autor: Por Gazeta do Interior - São José do Rio Preto

Publicado em

COMPARTILHE!  

Motoristas de São José do Rio Preto (SP) e também cidades da região têm reclamado de um radar que foi instalado atrás de árvores e também de um poste, na marginal Arthur Nonato, sentido avenida José Munia. O equipamento entrou em funcionamento agora em janeiro deste ano.

A situação desagrada alguns condutores, que consideram isso abusivo, já que os radares fixos e móveis são usados pelas prefeituras para disciplinar o trânsito e controlar a velocidade.

A Gazeta do Interior esteve no local e, durante o tempo de 10 minutos que ficou observando o funcionamento do equipamento, pelo menos 5 motoristas foram autuados por exceder o limite de velocidade estabelecido na via, que é de 40 km/h. As câmeras ficam instaladas atrás de um poste de energia elétrica e o painel que indica a velocidade que motorista está trafegando, fica escondido atrás de uma árvore do lado esquerdo da via.

O atendente de farmácia, Vinicius Daniel Genova, é morador de Bady Bassitt e trabalha em Rio Preto todos os dias. Ele entrou em contato com a Gazeta para reclamar sobre a forma como está instalado o radar, já que só percebeu que havia sido multado depois que passou por ele.

“Eu só percebi que aquilo era um radar quando vi meu limite de velocidade, que era de 49km/h. O único objetivo de instalar um radar escondido é arrecadar e não de educar os motoristas. Espero que a prefeitura reveja a forma como este equipamento está instalado”, afirma.

A gerente comercial, Silvana Souza Pereira, só percebeu que havia um radar no local depois de ser comunicada pela nossa reportagem. Ela passou a 55km/h no trecho.

Repórter: A senhora notou que acabou de passar por um radar?
Silvana: “_Radar? Onde que está instalado”?
Repórter: Bem atrás da árvore e do poste, talvez por isso que a senhora não tenha visto.
Silvana: “_Isso é um absurdo. Passei por aqui três vezes esta semana e muito provavelmente fui multada nas três vezes, então. Não podem esconder um radar dessa forma”.



Rio Preto é a cidade campeã em número de radares em toda a nossa região. São 45 aparelhos espalhados por ruas e avenidas. Só no ano passado, 104.362 infrações de trânsito foram aplicadas por eles, o que resultou em uma arrecadação de mais de R$ 40 milhões – uma média de mais de R$ 3,3 milhões por mês. E a situação vai ficar ainda pior, pois devem entrar em funcionamento, ainda neste primeiro semestre do ano, outros 35 novos equipamentos espalhados pelo novo anel viário da cidade.

O equipamento que mais multa em Rio Preto fica instalado na rua Bernardino de Campos. Em apenas 10 meses de 2022 ele registrou 8.667 multas – quase 900 multas a cada 30 dias.

Questionada pela reportagem sobre a forma como o radar foi instalado na avenida Arthur Nonato, a Secretaria de Trânsito do município disse que ele atende às normas e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, porém, já está previsto o reforço da sinalização no local, o que deve ter início na semana que vem.