Bady Bassitt

Empresa passa a gerenciar sistema de água e esgoto de Bady Bassitt (SP)

autor: Luiz Aranha/Gazeta do Interior

Publicado em

COMPARTILHE!  

O problema da falta de água em Bady Bassitt (SP) parece que está perto de ter um fim. Isso porque a Prefeitura contratou uma empresa para gerenciar o sistema de água e esgoto da cidade.

Devido ao crescimento populacional, o município vinha enfrentando problemas por não conseguir gerenciar o próprio sistema com mão de obra e equipamentos para a captação de água, armazenamento, distribuição, coleta de esgoto e tratamento. Para ser ter uma ideia, atualmente o município possui cerca de 1 mil residências esperando pela instalação de hidrômetro, desde 2015.

Segundo o engenheiro e diretor da Vida Ambiental, Augusto Zoli, a empresa foi contratada para operação do sistema de água, esgoto e gestão comercial pelos próximos dois anos. Na região, a mesma empresa já opera em cidades como Tanabi, Pirangi e também em Cabrália Paulista, na região de Bauru (SP).

“A empresa atuará na produção de água, tratamento, reserva e distribuição ao consumidor final. Já a parte do esgoto faremos a coleta e afastamento do efluente doméstico e operação de tratamento destes dejetos”, explica.

Augusto afirma ainda que a prefeitura do município continuará responsável pelo estabelecimento de valores de tarifas, bem como a parte de manutenção e compra de equipamentos.
“A empresa foi contratada apenas pare prestar serviços ao município na parte operacional do sistema de água e esgoto. Quem continuará cobrando e recebendo será a Prefeitura, que vai pagar a empresa pelos serviços prestados”, esclarece.

O valor mensal em que a empresa foi contratada é de R$ 91.472,56 pela operação do sistema de água e esgoto e gestão comercial, mais o valor de até R$ 42 mil, caso venha a executar serviços como ligação de água, esgoto e cavaletes.

A expectativa da população é de que a empresa solucione o problema com a falta de água da cidade, que sofre com a manutenção do sistema e queima constante de bombas. Augusto diz que é necessário o período de um ano para que os resultados comecem a aparecer.

“Infelizmente Bady sofre com falta de energia, o que provoca o desabastecimento da população na maior parte das vezes. A cidade também tem uma precariedade de equipamentos e que vamos fazer a substituição gradativa e por isso é necessário que a população tenha um pouco mais de paciência”, afirma.

Bady Bassitt possui hoje 27 poços que, segundo o dono da empresa são suficientes para abastecer toda a população, porém, o que falta é gerenciamento para uma melhor distribuição desta água. A partir de agora, a cidade contará com uma ouvidoria 24 horas, onde os moradores poderão solicitar todo tipo de serviço pelo WhatsApp (17) 98177-4846.