
A Polícia Civil de Potirendaba (SP) alerta os moradores para os cuidados que se deve ter ao chegar e sair de casa. No mês passado, um casal foi rendido por criminosos quando chegava em casa durante o fechamento do portão eletrônico.
Segundo a polícia, quando chegar em casa, é preciso ficar sempre atento. A delegacia de Potirendaba elencou uma lista com as ocasiões mais propícias para roubos e sequestros e deu dicas de como se prevenir no dia-a-dia.
Ao sair de casa, certifique-se de que as portas e janelas voltadas para áreas externas estão trancadas, inclusive a garagem. Ao chegar em casa, se desconfiar de alguma movimentação estranha ou perceber atitude suspeite, não pare o carro.
Sempre dê uma volta ao quarteirão e, se necessário, acione a Polícia Militar através do 190. Se houver alguém em casa, entre em contato com sua casa ou condomínio para ter a certeza de que está tudo bem.
Prefira portões automáticos de rápido fechamento e com controle remoto para facilitar a entrada e a saída. Após passar pelo portão, feche o imediatamente. Muitas pessoas deixam o portão fechar automaticamente após alguns segundos, nesse tempo um ladrão pode entrar.
Se precisar descer do veículo para abrir o portão, tire as chaves do controle e tranque-o. Se perceber que está sendo seguido no caminho para algum lugar, mude a rota e procure um ponto de apoio seguro. A melhor segurança, segundo a polícia é a prevenção.
No dia 25 do mês passado, conforme a Gazeta mostrou, um casal foi rendido por criminosos quando chegava em casa, em Potirendaba. Era por volta das 23h59, quando dois criminosos armados com pistolas e encapuzados, aproveitaram o momento em que o portão eletrônico estava sendo fechado e invadiram a residência.
Marido e mulher foram abordados pelos ladrões, amarrados e trancados em um cômodo do imóvel, enquanto a dupla revirava o imóvel. Além de levarem o veículo do casal, os criminosos roubaram uma televisão de 60 polegadas, dois celulares, joias e outros aparelhos eletrônicos.
Durante o tempo em que os policiais ficaram na residência colhendo dados das vítimas, viaturas de São José do Rio Preto foram acionadas e conseguiram encontrar o carro do casal às margens da rodovia BR-153, próximo ao cruzamento com a Avenida José Munia. No veículo os policiais encontraram os dois celulares, uma bolsinha com bijuterias e a televisão.
Os objetos e veículo foram devolvidos às vítimas, porém, as joias ainda não foram localizadas. O caso foi registrado como roubo e ainda está em investigação. Imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas, porém, até agora ninguém ainda foi preso.