

A empresa Expresso Itamarati começou a operar nesta última quarta-feira (15/09/2021), nas cidades de Catiguá e Tabapuã (SP). A ação teve início depois que os ônibus da empresa Via Tabapuã foram apreendidos pela Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Os veículos da empresa foram apreendidos pela Artesp no fim da tarde da última segunda-feira (13/09) por irregularidades. Esta foi a segunda apreensão dos ônibus em menos de dois meses. Em julho, dois ônibus foram retirados de circulação depois de serem flagrados com as licenças de circulação vencidas.
A empresa é alvo constante de reclamação dos usuários de Catiguá e Tabapuã. Sempre lotados, frota sucateada e poucos horários de circulação são apenas algumas das queixas dos passageiros que utilizam todos os dias o transporte até a cidade de Catanduva (SP).
Após anos de sofrimento, a empresa foi substituída e agora quem passa a operar nas duas cidades é a empresa Expresso Itamarati. Ainda com poucos horários disponíveis e com valor de passagem mais caro, os usuários afirmam que o serviço precisa melhorar.
Usuários afirmam que a Via Tabapuã ainda não fez o reembolso às pessoas que haviam comprado o bloco de passes. Algumas pessoas dizem que foram até a garagem da empresa, mas encontraram os portões fechados, já outras ligaram, mas não obtiveram respostas.
Segundo a Prefeitura de Tabapuã, devido aos inúmeros problemas e reclamações de usuários com relação à empresa, a Artesp cancelou a permissão de operação da empresa Via Tabapuã na cidade. Desde a última quarta-feira (15), a empresa Expresso Itamarati passou a circular definitivamente no município com aumento de linhas e horários.
O que diz a Via Tabapuã
Após publicação da reportagem sobre a apreensão dos ônibus na última segunda (13), uma pessoa, usando um número de telefone internacional, se passando como representante da “Via Tabapuã”, enviou mensagem em tom ameaçador e intimidatório no WhatsApp da Gazeta:
“Olá tudo bem? Sou da empresa Tabapua, vocês colocaram que procuraram a empresa e não obteve retorno? Parem de ser mentirosos. Cuidado, vou passar até pro meu advogado. Melhor vocês procurar e ficar a par da situação antes de ficar escrevendo groselhas nessas bostas de notícias”.
A produção da Gazeta perguntou o nome do tal representante e pediu então o contato do advogado da empresa. A pessoa passou o telefone e nome do advogado, porém negou fornecer seu próprio nome. Em contato com o advogado, a secretária dele afirmou que ele só se manifestará após se reunir com a empresa na tarde desta quinta-feira (16/09).
No dia em que a reportagem foi ao ar, a Gazeta tentou contato com a empresa pelo telefone (17) 3531-5727 – inclusive com provas, porém, o único número disponível, não completa ligação. Nossa reportagem apurou que a empresa não possui nenhum canal de comunicação como redes sociais, site ou Central de Atendimento ao Usuário.
A Gazeta do Interior afirma que está à disposição da empresa para publicação de quaisquer esclarecimentos aos seus passageiros e, que, diferentemente do que foi dito pelo tal representante, não escreve “groselhas”, mas sim notícias e fatos que contribuem verdadeiramente com uma sociedade mais justa, humana e progressista.
Confira os novos horários da Itamarati