Gazeta em Vídeo

Cidades

Quadrilha faz moradores de 'escudo' durante ataque a bancos em Araçatuba (SP)

autor: Da Redação

Publicado em

COMPARTILHE:  

Um dos maiores roubos a banco da história da região noroeste paulista foi registrado na madrugada desta segunda-feira (30/08/2021), na cidade de Araçatuba (SP). Uma quadrilha fortemente armada tocou o terror, fez vários moradores de reféns como ‘escudo’, espalhou bombas pela cidade e usou até drones para monitorar a área do roubo.

Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, pelo menos 20 criminosos, usando 10 carros, invadiram a cidade por volta de 0h10. Usando fuzis e metralhadores, os ladrões encapuzados e com coletes à prova de balas, renderam moradores e os fizeram de reféns.

Imagens enviadas por leitores mostram um cordão com quatro reféns servindo de escudo para os criminosos que vinham atrás. Para circular pelas ruas, eles colocaram moradores em cima dos veículos para que os policiais não atirassem contra a quadrilha.



“Eles fizeram uma barreira com gente para passar na rua. Não dá para ver direito porque eu tô tremendo muito. Meu Deus, meu Deus... (som de tiros)”, relata uma moradora em pânico que grava a ação da quadrilha da janela de seu apartamento.

Para monitorar o movimento da polícia, os assaltantes usaram drones e ainda bloquearam entradas da cidade com veículos em chama para evitar que equipes da polícia de outros municípios entrassem.

Eles também espalharam mais de 13 bombas com sensores de calor ou movimento pelas ruas em volta das agências bancárias para evitar que os policiais se aproximassem. Segundo moradores, um adolescente que passava de bicicleta pelo local foi atingido por uma dessas bombas e foi socorrido para a Santa Casa do município. Ainda não se sabe o estado de saúde dele.



Ainda de acordo com a polícia, durante a ação, dois moradores acabaram sendo baleados e morreram. Parte da quadrilha fugiu em direção a uma área rural do município, onde houve confronto com os policiais e um dos ladrões acabou morrendo. Um outro bandido também foi baleado e foi socorrido para a Santa Casa da cidade.

Toda a área central de Araçatuba foi isolada, pois ainda há explosivos espalhados pelas ruas e a polícia pede que os moradores não saiam de casa. As aulas e o transporte público foram suspensos no município.

O prefeito da cidade, Dilador Borges, pediu apoio ao governador de São Paulo, João Doria. "Quando iniciou tudo isso, sentimos o drama que seria nossa noite, entrei em contato com o governador João Doria, que através do secretário de Segurança disse que viria reforço de Rio Preto, Bauru e Prudente", disse.

Ainda não se sabe a quantia levada pelos criminosos e nem quantas agências bancárias foram invadidas pela quadrilha. Parte do dinheiro ficou espalhada em frente a uma das agências. Mais informações em breve.