Tabapuã

Artesp apreende dois ônibus da Via Tabapuã por irregularidades

autor: Luiz Aranha

Publicado em

COMPARTILHE!  

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) apreendeu dois ônibus da empresa Via Tabapuã (SP) na manhã desta terça-feira (27/07/2021), durante uma ação de fiscalização em Catanduva (SP). Os veículos que fazem a rota para Catiguá e Tabapuã (SP) estavam com as licenças de circulação vencidas.

Segundo leitores, os dois veículos que atuavam na cidade com a licença de circulação vencida, estavam transportando passageiros no momento da abordagem. Escoltados pelos agentes, os ônibus seguiram o destino final até desembarcar todos os usuários e depois foram recolhidos.

Há anos que os moradores reclamam da má qualidade dos serviços prestados pela empresa Via Tabapuã. Veículos sucateados que quebram com frequência, trafegam sempre lotados e com poucos horários disponíveis. 

Desde o começo da pandemia que a empresa reduziu para um terço a quantidade de linhas para Catanduva. A Promotoria de Justiça de Tabapuã ingressou com uma Ação Civil Pública, porém, a empresa teve ação favorável em última instância e manteve a redução de horários.

“Que vergonha uma empresa deixar os trabalhadores com os veículos em péssimas condições. Um absurdo”, diz uma moradora nas redes sociais.

De acordo com o Departamento Jurídico da Prefeitura de Tabapuã, vários ofícios já foram encaminhados à Artesp cobrando soluções para o caso, mas que até hoje não tiveram respostas. No último dia 13 de julho, em outra ação de fiscalização, a empresa Via Tabapuã já tinha tido ônibus apreendidos pela Artesp, onde os moradores da cidade ficaram sem o transporte para Catanduva durante sete dias. O próprio município que precisou disponibilizar ônibus, em caráter emergencial, para levar os moradores até Catanduva.

Ainda segundo o Jurídico, ofícios também foram encaminhados para empresas da região que se interessarem na linha de Tabapuã, porém, a concessão compete exclusivamente à Artesp. Sobre esta ação de hoje, a Prefeitura informou que vai dar suporte aos moradores para que eles sejam trazidos de volta para o município.

Segundo a Artesp, a ação coordenada de fiscalização ocorre em 21 terminais de todo o Estado e visa coibir a circulação de ônibus clandestinos para garantir a segurança dos usuários. O resultado da operação será divulgado no fim da tarde de hoje.

Durante toda a manhã de hoje nossa reportagem ligou no telefone (17) 3531-5727, que é divulgado pela Via Tabapuã, porém, não completa ligação. Os usuários afirmam que este é o mesmo telefone que eles também, há anos, tentam contato para solicitar informações e reclamações, porém, que nunca conseguem.