- Destaques
- Potirendaba
Praça do Centenário de Potirendaba homenageará primeiro prefeito da cidade
Espaço levará o nome de Benjamin Augusto Borges e deve ser entregue com a abelha Potirinha, fonte, coreto e paisagismo
por Luiz Aranha
A nova Praça do Centenário de Potirendaba (SP), que está sendo construída no bairro Buquê de Flores, ao lado do Campo Municipal do União Futebol Clube (UFC), homenageará o primeiro prefeito da história do município.
O espaço receberá o nome de Benjamin Augusto Borges, que governou a cidade entre os anos de 1926 e 1928, logo após a emancipação político-administrativa de Potirendaba.
Benjamin Augusto Borges teve papel pioneiro na administração municipal, sendo responsável por conduzir os primeiros anos de organização da cidade após sua instalação como município. Coube ao primeiro prefeito iniciar a estruturação da administração pública e os trabalhos que marcaram o desenvolvimento inicial de Potirendaba.
Além da homenagem histórica, a praça será o novo endereço da tão aguardada abelha Potirinha, monumento criado especialmente para celebrar os 100 anos de emancipação político-administrativa do município, comemorados em 2026.
A obra é executada com recursos do Governo do Estado de São Paulo, no valor de R$ 1.147.023,75. O investimento contempla não apenas a construção da praça, mas também toda a calçada no entorno do Campo do União, garantindo mais acessibilidade e segurança aos moradores.
A Prefeitura estima que a obra seja concluída em aproximadamente 30 dias. Restam apenas os serviços finais, como a conclusão da fonte e do coreto, a instalação de postes de iluminação mais altos e o plantio de mudas de ipês, que dependem de autorização da Coordenadoria de Meio Ambiente.
Entregue oficialmente à população durante as comemorações do centenário, em março deste ano, a escultura da Potirinha permanece armazenada no Armazém Comunitário, aguardando apenas a finalização da praça para ser instalada em seu local definitivo.
Com 4,10 metros de altura e aproximadamente 700 quilos, a obra foi criada pelo artista plástico e escultor Fernando Facchini, o mesmo autor da capivara que se tornou um dos principais cartões-postais de São José do Rio Preto. Após votação popular, a população escolheu o nome Potirinha para a escultura.
A personagem foi desenvolvida com traços lúdicos e uma expressão alegre. A abelha aparece sorridente, de asas abertas e segurando um buquê de flores, fazendo referência à origem tupi-guarani do nome Potirendaba, que significa "campo florido", "lugar onde estão as flores" ou, poeticamente, "buquê de flores".
Além da Potirinha, a Praça do Centenário contará com um monumento em formato de uma Bíblia aberta com passagens bíblicas, mastros para as bandeiras de Potirendaba, do Estado de São Paulo e do Brasil, uma fonte ornamental e um coreto, transformando o local em um espaço de convivência, lazer e contemplação.
A expectativa é que o novo complexo se torne um dos principais cartões-postais de Potirendaba, unindo a homenagem ao primeiro prefeito da cidade às comemorações do centenário e à instalação de um monumento que simboliza valores como trabalho coletivo, dedicação e prosperidade, características que acompanham a trajetória do município ao longo de seus primeiros 100 anos.
Esta matéria é exclusiva para assinantes
Assine a Gazeta do Interior e tenha acesso completo a todo o conteúdo.
por Luiz Aranha






