- Destaques
Estado de SP abre novo concurso com 4 mil vagas para soldados da Polícia Militar
Autorização foi publicada no Diário Oficial; editais serão divididos em dois concursos com 2 mil vagas cada e nomeações estão previstas para 2028
por Gazeta do Interior
O Governo de São Paulo autorizou a realização de um novo concurso público para o preenchimento de 4 mil vagas de aluno-soldado da Polícia Militar. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (29) e integra o plano de reforço do efetivo das forças de segurança.
As vagas serão distribuídas em dois concursos, cada um com oferta de 2 mil cargos para o Quadro de Praças da corporação. A previsão é que os candidatos aprovados sejam nomeados em duas etapas: a primeira em maio de 2028 e a segunda em novembro do mesmo ano.
Com a autorização, o governo dará início aos procedimentos administrativos para a publicação dos editais, que irão detalhar o cronograma, os requisitos para participação e as regras dos certames.
Desde o início de 2023, o Estado de São Paulo já formou mais de 16,2 mil profissionais das forças de segurança, sendo 11,1 mil policiais militares, 4,6 mil policiais civis e 532 integrantes da Polícia Técnico-Científica. Atualmente, outros 2,2 mil policiais estão em formação, além de 5,7 mil vagas em concursos em andamento e outras 6,3 mil já autorizadas.
Concurso com inscrições abertas
Além do novo concurso autorizado, a Polícia Militar já está com inscrições abertas para outro processo seletivo com 2 mil vagas para soldado. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de agosto pelo site da Fundação Vunesp.
O cargo oferece salário inicial de R$ 5.482,51. O processo seletivo será composto por prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e análise documental. As provas serão aplicadas em 51 municípios, sendo 37 no Estado de São Paulo e outros 14 em diferentes regiões do país.
Seleção para oficiais
Também seguem abertas até 15 de julho as inscrições para o concurso de 200 vagas de aluno-oficial da Polícia Militar.
Os aprovados ingressarão no Curso de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na capital paulista. A formação tem duração de quatro anos e remuneração inicial de R$ 5.460,65 para o cargo de cadete da PM.










