- São José do Rio Preto
Conta de água vai subir 6,3% em Rio Preto e reajuste fica acima da inflação
Novo valor foi proposto pela ARES-PCJ e considera, entre os principais impactos, a alta de 12,13% na tarifa de energia elétrica
por Beatriz Silva
A conta de água e esgoto dos moradores de São José do Rio Preto (SP) deve ficar 6,30% mais cara nos próximos meses. O índice de reajuste foi apresentado pela ARES-PCJ, agência responsável pela regulação dos serviços de saneamento do município, ao Conselho Consultivo do SeMAE.
Assine já a Gazeta e fique por dentro do melhor conteúdo exclusivo e sem anúncios!
O percentual chama atenção porque fica acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses, medida pelo IPCA, que foi de 4,72%. Segundo a agência reguladora, o aumento foi influenciado principalmente pela alta da energia elétrica, que teve reajuste de 12,13% autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Na prática, a tarifa residencial para quem consome 15 metros cúbicos de água deve passar de R$ 86,10 para R$ 91,66 após a aplicação do reajuste.
A proposta ainda precisa ser aprovada e ratificada pelo Conselho da ARES-PCJ nesta quinta-feira (16). Depois disso, a resolução será publicada pela agência reguladora e os novos valores serão aplicados após o prazo de 30 dias, conforme prevê a legislação do saneamento básico.
O SeMAE informou que o reajuste não é definido apenas pela autarquia. Desde janeiro de 2024, a responsabilidade pela análise e definição dos índices passou a ser da ARES-PCJ, que avalia os custos dos serviços e estabelece os parâmetros para a atualização das tarifas.
Segundo o SeMAE, a revisão tarifária tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, além de permitir investimentos em infraestrutura.
Aumento acima da inflação
O reajuste de 6,30% representa um aumento real de cerca de 1,58 ponto percentual acima da inflação oficial. A justificativa da agência é que, além da inflação, outros custos operacionais impactaram o cálculo, principalmente a energia elétrica, considerada um dos principais gastos para manter o funcionamento dos sistemas de saneamento.
O último reajuste aplicado pelo SeMAE ocorreu em 2025, quando a tarifa subiu 5,68%. Com o novo índice proposto, o aumento deste ano fica 0,62 ponto percentual acima do aplicado no ano passado.











