- Cidades
339 mil estudantes da 3ª série do Ensino Médio participam nesta terça-feira (23) das provas do Saresp
Avaliação digital mede o desempenho em língua portuguesa e matemática e servirá de base para o planejamento pedagógico das escolas paulistas
por Gazeta do Interior
Mais de 339 mil estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo participam nesta terça-feira (23) da aplicação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). A prova é voltada à última etapa da educação básica e avaliará a aprendizagem dos alunos em língua portuguesa e matemática.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), os resultados serão divulgados em agosto e auxiliarão no planejamento pedagógico das escolas, além de permitir a comparação com edições anteriores da avaliação e a construção de uma nova série histórica do ciclo.
Segundo o secretário estadual da Educação, Renato Feder, a avaliação utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo modelo aplicado aos estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Com isso, será possível classificar os alunos em níveis de proficiência, que vão de abaixo do básico a avançado, contribuindo para o monitoramento da aprendizagem e a definição de estratégias de recuperação.
A prova é composta por 48 questões de múltipla escolha, sendo 24 de língua portuguesa e 24 de matemática, elaboradas com base no Currículo Paulista para a 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A aplicação ocorre em formato digital e no mesmo turno em que o estudante está matriculado.
As unidades escolares também poderão utilizar os resultados do Saresp e da Prova Paulista do 2º bimestre, aplicada na semana passada, para compor as notas dos alunos.
Provão Paulista
Criado em 2023 pelo Governo de São Paulo, o Provão Paulista Seriado permanece como o principal instrumento de acesso dos estudantes da rede pública ao ensino superior. Desde sua implantação, mais de 46 mil vagas foram disponibilizadas em instituições como a USP, Unicamp, Unesp, Univesp e Fatecs.
No modelo seriado, o desempenho dos estudantes é acompanhado ao longo dos três anos do Ensino Médio. Na 3ª série, além das disciplinas regulares, os candidatos também realizam uma prova de redação.
A Seduc informou que os resultados do Saresp da 3ª série não serão utilizados para o cálculo do bônus de professores e demais profissionais da educação em 2027. O Provão Paulista continuará sendo a principal referência para o Ensino Médio.










